Sobre a Revista

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à Reciis são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias.

Os meses de publicação são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print.

A Reciis não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos.

Foco e Escopo

A Reciis privilegia a publicação de textos que se deem nas interfaces entre comunicação e saúde e entre informação e saúde, atendendo às principais temáticas de interesse da revista.

Atualizado em 30/01/2024

e-ISSN 1981-6278


Temáticas de interesse

  • Análise de materiais educativos, campanhas e estratégias de comunicação e saúde
  • Audiovisual e saúde
  • Comunicação e divulgação científica
  • Comunicação, mediações e práticas socioculturais em saúde
  • Comunicação, informação e saúde como direitos humanos
  • Educação, comunicação e informação em saúde
  • Ética em comunicação, informação e saúde
  • Formação em comunicação, informação e saúde
  • Indicadores de saúde, avaliação e monitoramento de políticas de saúde
  • Informação científica e saúde
  • Inovação em tecnologias de informação, comunicação e saúde
  • Internet e redes sociais em saúde
  • Jornalismo, publicidade e saúde
  • Políticas de comunicação, informação e saúde
  • Políticas e práticas de acesso aberto
  • Processos de midiatização e o campo da saúde
  • Prospecção, estudos métricos de ciência e tecnologia em saúde
  • Saúde e mídia
  • Sistemas de informação, inquéritos e pesquisas de saúde
  • Teorias e metodologias de pesquisa em informação e comunicação em saúde
  • Tecnologias de informação e comunicação em saúde
  • Terminologias, linguagens e sistemas de classificação em saúde

Missão

A Reciis tem como missão contribuir para a circulação do conhecimento acerca das interfaces entre os campos da comunicação, da informação e da saúde coletiva, a fim de estimular o debate científico nessas áreas e procurando, também, subsidiar, analisar e avaliar com qualidade e rigor políticas públicas de informação e comunicação relacionadas à saúde que privilegiem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como projeto democrático e lócus de produção de saberes.

Atualizado em 11/02/2020


Público alvo

Tem-se como público-alvo pesquisadores e entusiastas, nos mais diferentes níveis de formação, nos campos da comunicação, da informação e da saúde coletiva.

Atualizado em 11/02/2020


Política de seção

A Reciis publica as seguintes seções:

Editorial
Os editoriais são textos, que além de apresentar a edição, devem trazer conteúdo científico com potencial para receber citações e que justifique sua indexação e publicação. Escrito pelos editores da Reciis ou a convite dos editores. Seção indexada.
 
Notas de conjuntura
São contribuições de caráter opinativo ou análise de questões da conjuntura que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados aos campos da comunicação, informação e saúde. A convite dos editores. Seção indexada.
 
Artigos originais
São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa. Os textos devem apresentar, não necessariamente com estes nomes, introdução, metodologia, discussão e considerações finais. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços. Seção aberta a submissões em fluxo contínuo, indexada e avaliada pelos pares.
 
Dossiês
Conjunto de quatro a seis artigos originais, relacionado a temas selecionados pelos editores e inserido em uma edição a fim de promover um debate, uma ideia ou um campo, em relação às temáticas de interesse da revista. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços. Seção aberta a submissões em períodos definidos em chamadas públicas. Seção indexada e avaliada pelos pares.
 
Ensaios
São contribuições de caráter analítico ou propositivo com constructos teóricos levando ao questionamento de modelos existentes e possibilitando hipóteses para pesquisas futuras. Entre 40e 60 mil caracteres com espaços. Seção aberta a submissões em fluxo contínuo, indexada e avaliada pelos pares.
 
Artigos de revisão
São contribuições destinadas a divulgar tipos de revisão da literatura, como revisão sistemática, revisão integrativa, revisão narrativa e revisão de escopo. Os textos devem apresentar, não necessariamente com estes nomes, introdução, metodologia, discussão e considerações finais. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços.
Seção aberta a submissões em fluxo contínuo, indexada e avaliada pelos pares.
 
Relatos de experiência
São contribuições que descrevem, de modo teórico e criticamente fundamentado, uma situação da prática de profissionais ou instituições, sobretudo no que diz respeito a produtos, processos, serviços e sistemas em informação e comunicação em saúde. Os textos devem apresentar, não necessariamente com estes nomes, introdução, apresentação da metodologia empreendida, discussão e considerações finais. Entre 30 e 50 mil caracteres com espaços. Seção aberta a submissões em fluxo contínuo, indexada e avaliada pelos pares.
 
Entrevistas
São contribuições derivadas de entrevistas com autoridades, especialistas ou pesquisadores cuja história de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para os campos da comunicação, informação e saúde. A convite dos editores. Seção indexada.
 
Resenhas de livros e produções audiovisuais
São contribuições que apresentam análise crítica de livros ou produções audiovisuais. Seção aberta a submissões em fluxo contínuo e indexada.

Atualizado em 12/07/2023


Processo de Avaliação

O processo de avaliação da revista envolve as seguintes etapas:

  1. Desk review: depois de submetido, o texto passa por uma avaliação que consiste em verificar a adequação às áreas temáticas da revista, às regras de autoria, às normas de padronização de manuscritos, aos princípios éticos, aos critérios de originalidade, ao preenchimento correto dos metadados e aos parâmetros básicos da redação científica (linguagem clara, definição de objeto e de objetivos, formulação de problema, fundamentação teórica e abordagem metodológica). Esse processo pode levar em torno de duas semanas. Dele decorrem três respostas possíveis: (i) apto para avaliação por pares, o que significa que o texto está de acordo com as normas exigidas pela revista e seguirá para a próxima etapa de avaliação; (ii) rejeitado com pedido de alterações e ressubmissão, o que significa que não houve cumprimento das Condições para submissão e das Políticas editoriais da Reciis – os autores poderão submeter novamente o texto corrigido, se assim desejarem; e (iii) rejeitado, quando o manuscrito foge ao escopo da revista e/ou fere os critérios de originalidade da revista.

    • Verificação de similaridade: os textos passam pela verificação de similaridade a partir da utilização de ferramentas computacionais, como a Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate. Em caso de necessidade de esclarecimento, o autor correspondente será contactado. Em casos como os descritos em Condutas éticas, a submissão será arquivada.

  2. Avaliação por pares: a avaliação por pares é duplo cego. Depois do desk review, os textos são enviados a dois pareceristas ad hoc, especialistas na temática. A avaliação dos pareceristas é uma recomendação para o editor associado designado à condução do processo, que é responsável pela decisão da publicação em conjunto com os editores científicos. Há quatro decisões possíveis: (i) aceito para publicação; (ii) publicação condicionada às modificações; (iii) revisões requeridas sujeitas à reavaliação; e (iv) rejeitado para publicação. Esse processo leva em torno de 24 semanas. Caso o autor não responda às solicitações de reformulação, extrapolando o prazo estabelecido em mensagem enviada por e-mail, correrá o risco de ter o processo arquivado.

Concluídas todas as etapas de avaliação, o texto passará por revisão linguística e normalização. Neste momento, os autores serão contactados para última leitura antes da publicação e eventuais esclarecimentos em relação à redação. Caso o autor não responda às solicitações no prazo estipulado, o texto perderá a prioridade na publicação ou ainda poderá ser arquivado, para não comprometer o tempo máximo de cada submissão (em torno de um ano). 

Por fim, o texto entra no processo de diagramação com vistas à publicação eletrônica.

Atualizado em 19/03/2025.


Política de tradução

Os editores selecionam textos para tradução com base nos pareceres recebidos e conforme a disponibilidade orçamentária. Aos autores interessados em publicar em idioma estrangeiro, orientamos a submeter o texto no idioma pretendido.

Atualizado em 23/01/2023.


Política de pré-publicação

A Reciis não aceita textos completos publicados anteriormente em outro periódico, em anais de evento ou em capítulo de livro. Manuscritos oriundos de teses, dissertações e trabalhos finais de curso devem conter essa informação no campo 'apresentação anterior' na caixa de informação do artigo, presente na Folha de Rosto.

Atualizado em 10/03/2025.


Política de autoria

  • Com base nas diretrizes atuais do International Committee of Medical Journals Editors (ICMJE), a Reciis requer que os autores atendam obrigatoriamente os seguintes quatro critérios: a responsabilidade (1) pela contribuição intelectual substantiva para o desenvolvimento do trabalho, isto é, concepção ou desenho do estudo, ou coleta, ou análise, ou interpretação dos dados do trabalho; (2) pela redação do manuscrito e a revisão crítica de conteúdo intelectual; (3) pela aprovação final da versão publicada e (4) por todos os aspectos do trabalho relacionados à exatidão e à integridade do estudo.   

    O detalhamento da contribuição intelectual substantiva de cada autor para o desenvolvimento do trabalho deve ser informado no ato de submissão do manuscrito (na folha de rosto) e será publicado junto com o trabalho. 

    Alterações de autoria após o processo de submissão não serão permitidas. 

  • O autor correspondente ´é o contato principal com a revista e com a comunidade científica. Ele ficará responsável por preencher todas as informações  no sistema, organizar a documentação a ser enviada à Reciis (declaração de responsabilidade e cessão de direito autoral, aprovação pelo comitê de ética, entre outros documentos que se fizerem necessários), desde a etapa de submissão, à revisão por pares, à revisão linguística e normalização, incluindo pedidos de esclarecimentos, por parte da Reciis, em qualquer etapa do fluxo editorial.

    Os autores acordam entre si quem será o autor correspondente, não necessariamente o primeiro autor. Este ficará indicado no sistema como contato principal na lista de coautores. A partir de abril de 2025, ficará indicado no texto publicado para interação com a comunidade científica.

    Cabe ao autor correspondente:

    • informar na folha de rosto e nos metadados do sistema a ordem de autoria, segundo critérios acordados entre os autores do trabalho, em alinhamento com os requisitos para autoria do ICMJE, adotados pela Reciis.

    • comunicar à equipe da revista, por e-mail, a aprovação final do manuscrito, após revisão linguística e normalização, durante a etapa da edição.

  • Sobre titulação: A Reciis publica textos prioritariamente de doutores ou em coautoria com doutores. Serão aceitos textos de não doutores segundo a avaliação da comissão editorial em relação a originalidade, pertinência e relevância social e científica do estudo para os campos de comunicação, informação e saúde.

  • Sobre número de autores: Recomenda-se não ultrapassar o número total de cinco autores. Para textos com mais de cinco autores, deve-se apresentar justificativa no campo ‘Comentários ao editor'.

  • Sobre cadastro no sistema: Todos os autores devem estar cadastrados no sistema.

  • Sobre intervalo de publicação: A Reciis reserva o intervalo de doze meses entre publicações de textos de mesmo autor.

Atualizado em 14/03/2025.


Condutas éticas

A Reciis pauta-se pelas normas, princípios e diretrizes éticas expressos no Guia de Integridade em Pesquisa da Fiocruz, que guiam desde a concepção da pesquisa até a sua publicação. Orienta-se igualmente pelas boas práticas na publicação acadêmica, encorajadas por outras organizações tais como o Comitê de Ética em Publicação (COPE - Committee on Publication Ethics), o Comitê Internacional de Periódicos Médicos (ICMJE - International Comitte of Medical Journal), Conselho de Editores de Ciências (CSE - Council of Science Editors), e Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). 

São considerados caso de má conduta científica: descumprimento das normas relativas às pesquisas envolvendo seres humanos, plágio, falta de transparência quanto a conflito de interesse, falta de honestidade intelectual, entre outros aspectos, quanto a autoria, fabricação de dados, falsificação de dados, submissão paralela, publicação redundante. Casos de suspeita de má conduta serão analisados pela equipe editorial segundo os protocolos do COPE. 

Sobre Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

As pesquisas com procedimentos que envolvem seres humanos (entrevistas, questionários, grupos focais, estudos clínicos entre outras formas) precisam de aprovação reconhecida por um comitê de ética.

No ato de submissão, os autores devem enviar como documento a aprovação por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), segundo as normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde - CNS ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

  • Acesse aqui as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis.
  • Acesse aqui a resolução que regulamenta normas específicas de pesquisas de interesse estratégico para o SUS. 

Em caso de não apresentação do parecer de comitê de ética, o manuscrito não será aceito para submissão.

Atualizado em 21/03/2025.

Sobre plágio e autoplágio

Plágio é a apresentação de textos alheios como se fosse de autoria própria. Com o intuito de fazer cumprir as boas práticas em publicação científica e prevenir infração de direitos autorais, os manuscritos recebidos são analisados através da ferramenta Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate. Em casos de índices de similaridade que possam comprometer a ética na pesquisa, a equipe editorial se pautará pelos protocolos do COPE.

Autoplágio é a utilização de textos, ou partes significativas destes, já publicado do próprio autor, sem a devida citação. A Reciis considera como autoplágio que inviabiliza a publicação na revista conteúdos que contenham mais de 30% de informações já publicadas em qualquer meio ou formato (à exceção de teses, dissertações e trabalhos finais de curso), sejam elas em forma de texto, gráficos, tabelas etc. Todos os textos submetidos devem obrigatoriamente apresentar discussões inéditas; no caso de artigos originais e de revisão, os resultados também os resultados também devem ser inéditos.

A qualquer momento antes da eventual publicação do texto, o autor correspondente poderá ser contactado para esclarecimentos. Todo caso suspeito de plágio ou denunciado em qualquer etapa do fluxo editorial será averiguado pelo Corpo Editorial da ReciisIdentificados casos de má conduta, a submissão será arquivada. 

Após a publicação do trabalho, em casos de denúncia de plágio ou de alta similaridade entre textos, a Reciis constituirá uma comissão composta por membros internos e externos à Fiocruz, para averiguação do caso e orientações quanto aos procedimentos, com base nas orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) e nas da assessoria jurídica da Fiocruz. Ao ser constatada inconformidade, o texto sofrerá retratação. 

Atualizado em 18/03/2025.

Conflito de interesse

O conflito de interesse é um fator de ordem institucional, financeira, de relacionamento interpessoal ou também de outra natureza que pode levar qualquer participante do fluxo editorial (autor, editor, parecerista) a ter a sua conduta afetada ou ser percebida como tendenciosa na realização da pesquisa, na apresentação dos resultados, na avaliação do manuscrito ou também na sua publicação.

A Reciis requer que todos os participantes do processo editorial se posicionem quanto à existência ou não de conflito de interesse e indiquem a sua natureza em qualquer etapa do processo para a Equipe Editorial. Tal medida tem por objetivo a condução do fluxo editorial de modo a evitar os conflitos de interesse, de modo ético e transparente. 

Cabe aos

Autores: declarar, no campo “Declaração de conflito de interesses”, presente na folha de rosto, a existência, ou não, do conflito de interesse, e explicitar sua natureza, no momento da submissão. Exemplos:  

(I) Os autores declaram fazer parte do programa X da instituição Y que edita esta publicação. 

(ii) Todos os autores são integrantes da área relatada no estudo de caso. 

(iii) O autor X foi orientador de mestrado de Y, atual editor associado da revista. 

(iv) A instituição financiadora da pesquisa forneceu os dados analisados.  

Pareceristas: declarar, no campo “Declaração de conflito de interesses”, presente na folha de rosto, a existência, ou não, do conflito de interesse, e explicitar sua natureza, no momento da submissão. Exemplos:  

(i) O parecerista declara atuar no mesmo grupo, laboratório de pesquisa ou instituição dos autores. 

(ii) O parecerista foi orientador de doutorado do autor Y.  

(iii) O parecerista desenvolve pesquisa em um campo que está em disputa acadêmica.

Editores associados: ao receber o convite do editor científico, declarar, no campo “Discussão de Avaliação”, a existência ou não de conflito de interesse e explicitar sua natureza, bem como considerar, na seleção dos pareceristas, potenciais problemas éticos.  

Em caso de conflito de interesse explicitado pelos autores, cabe igualmente ao editor associado avaliar sua relevância. Explicitado um conflito de interesse pelo parecerista, que envolva a identificação da autoria, o editor deve desconsiderar o parecer. 

Após a leitura do trabalho e dos pareceres, caso julgue que comprometeu o interesse coletivo ou influenciou de maneira imprópria o desempenho da pesquisa, e/ou a avaliação do manuscrito deve sinalizar à Equipe Editorial para que a submissão seja revista pelos editores científicos e/ou inviabilizada.  

Reciis: explicitar qualquer conflito de interesse, no ato de publicação, que tenha sido percebido ao longo do fluxo editorial pelas partes envolvidas no processo. 

Uma vez declarada a existência de conflito de interesse, a Equipe Editorial avaliará a sua relevância no fluxo editorial e tomará decisões para minimizar o seu impacto, promovendo um fluxo ético e transparente, por exemplo, na escolha de editores e pareceristas, considerando os procedimentos de avaliação e publicação do texto. 

Em caso de descumprimento da declaração de conflito de interesse, a Equipe Editorial entrará em contato com os atores para esclarecimentos e avaliação, a partir das orientações do COPE. Um manuscrito pode ter seu fluxo editorial interrompido até que os devidos esclarecimentos sejam apresentados. No caso de esclarecimentos não satisfatórios, a submissão será arquivada.  

A Reciis reserva-se o direito de explicitar ao leitor um conflito de interesse não apontado pelos participantes do fluxo editorial, que não inviabilize o julgamento e a publicação do trabalho.  

Em caso de denúncia de conflito de interesse não declarado em um texto que já tenha sido publicado pela Reciis, o caso será averiguado pela Equipe Editorial da Reciis e poderá sofrer retratação.

Atualizado em 10/03/2025.

Fabricação de dados e falsificação de dados 

A fabricação de dados é a apresentação de dados ou resultados inverídicos. Já a falsificação é a alteração de dados para obter, de modo fraudulento, resultados diferentes, com novo significado e interpretação. Ambas retiram a confiabiliadade na pesquisa. 

Em caso de suspeita de fabricação e/ou de falsificação dos dados, a Reciis seguirá as orientações do COPE, o que inclui solicitar esclarecimentos aos autores e eventualmente reportar-se a e/ou recorrer às autoridades pertinentes.

Atualizado em 15/03/2025.

Submissão paralela

Submissão paralela é a apresentação de um mesmo manuscrito para mais de uma potencial oportunidade de publicação, após o primeiro fluxo editorial ser iniciado. O fluxo editorial começa com o ato de submissão do manuscrito por parte do autor à Reciis e se encerra na decisão editorial de rejeição recebida pelo autor ou no ato de publicação do manuscrito na Reciis. 

Atualizado em 15/03/2025.

Instância recursal

Qualquer tipo de contestação ou denúncia deve ser encaminhada ao e-mail reciis@fiocruz.br para que seja avaliada pelos editores científicos da Reciis.

Atualizado em 10/03/2025.


Políticas de acesso aberto

A Reciis é um periódico científico de acesso aberto diamante, isto é, sem ônus para autores e leitores, conforme a Politica de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. 

Direitos dos leitores: Acesso aberto a todos os artigos imediatamente após a publicação.

Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

Direitos de autor: O autor cede e transfere o direito de utilização da obra à Reciis e à Fiocruz, em caráter permanente, irrevogável, gratuito e exclusivo em primeira publicação. 

Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.

Atualizado em 14/03/2025.


Política de dados abertos

A Reciis estimula o depósito dos dados da pesquisa em repositório de dados abertos. Solicitamos que informem a URL de acesso nas informações do artigo no item Dados abertos. 

Para saber mais sobre Dados abertos, acesse aqui o artigo: Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre de autoria de Luís Fernando Sayão e Luana Farias Sales. 

Exemplo de repositório de dados abertos:

Figshare: http://figshare.com/


Políticas para indexação

Adotamos os critérios exigidos pela metodologia Lilacs e pelo SciELO. 

Nas afiliações institucionais adotamos até três níveis hierárquicos.

Nas informações sobre os autores estimulamos uso de canais de acesso a produção científica, como repositório institucional, Google Acadêmico, ResearchGate.

Nas palavras-chave sugerimos o uso do vocabulário controlado DeCS, o tesauro da Ciência da Informação.  


Orientações para elaboração de Dossiês

As propostas de dossiê devem ser encaminhadas ao e-mail reciis@icict.fiocruz.br para avaliação pelos editores científicos. Devem conter a temática do dossiê, seus eixos articuladores com os campos da comunicação, da informação e da saúde, a identificação dos proponentes e se restringuir, no máximo, 1000 palavras. (Consulte na seção Notícias chamadas públicas de dossiês anteriores).

Objetivo

Estrutura

  • obrigatoriamente: o dossiê deve conter entre quatro e seis artigos originais. Recomenda-se, pelo menos, um artigo com autores afiliados à instituição estrangeira. O dossiê deve ser composto também por uma apresentação escrita pelos editores convidados. O texto deve trazer conteúdo científico com potencial para receber citações e que justifique sua indexação e publicação.

Sobre os editores convidados:

O(s) editor(es) convidado(s) para o dossiê deve(m) obrigatoriamente possuir a titulação de doutorado ou, pelo menos, um deles. A Reciis valoriza a diversidade institucional e geográfica dos editores e encoraja a participação de editores estrangeiros.


Tarefas dos editores convidados

  • Propor os eixos articuladores do dossiê aos editores científicos da Reciis;
  • Escrever a chamada pública;
  • Envolver-se na divulgação do dossiê (tanto na preparação quanto no lançamento), com apoio da equipe editorial da Reciis;
  • Convidar autores para submeterem textos ao dossiê. É importante deixar claro aos autores que o convite para submeter um texto não implica a aceitação do manuscrito submetido. Ele será avaliado por pares, conforme a política editorial da Reciis;
  • Avaliar o mérito do texto e a pertinência ao dossiê. Os editores científicos podem sugerir a vinculação de textos do fluxo regular ao dossiê;
  • Realizar a leitura dos textos antes de selecionar pareceristas para o processo de avaliação;
  • Gerenciar o fluxo editorial dentro do sistema de publicação da Reciis, com apoio da equipe editorial da Reciis;
  • Acompanhar as mensagens trocadas pela equipe;
  • Zelar pelo cronograma de produção combinado com a equipe da revista;
  • Garantir a elaboração dos pareceres dos manuscritos, caso o texto não tenha recebido dois pareceres até o prazo para decisão editorial final segundo o cronograma estabelecido pela revista;
  • Escrever a apresentação do dossiê a ser publicada na edição; 
  • Cumprir e zelar pelas políticas editoriais da Reciis, explicitadas no site (Sobre a Revista);

Tarefas da equipe da Reciis

  • basicamente: apoiar os editores convidados nas diversas etapas da preparação do dossiê
  • em especial:
    • editores científicos: na concepção do dossiê, chamada pública e questões de mérito científico e ética na produção e publicação da ciência; no deskreview dos manuscritos submetidos, na decisão final pela publicação;
    • assistente editorial: nas orientações quanto à política editorial da Reciis, no deskreview dos manuscritos submetidos, na orientação a autores, editores e pareceristas quanto ao uso do sistema (acesso, cadastro, envio de nova versão) e nos preparativos para publicação do dossiê;
    • comunicação social: na concepção, realização e divulgação de peças de divulgação das chamadas, do lançamento e dos artigos publicados;
    • editor executivo: no planejamento da publicação, no gerenciamento das etapas de preparação do texto (copidesque, prova de autor, diagramação, publicação);
    • coordenadora editorial: no gerenciamento das atividades, na orientação a equipe.

Tempo estimado de produção: sete a nove meses.

Chamada aberta: entre 60 e 80 dias.

Decisão editorial final: cerca de 100 dias (em avaliação por pares: 70 dias).

Preparação da publicação: cerca de 45 dias.

Atualizado em 29/02/2024.