Engajando crianças em pesquisas científicas: o termo de assentimento no formato de história em quadrinho

Auteurs

  • Débora Cristina Couto Oliveira Costa Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil. | Universidade Estadual do Piauí, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde. Teresina, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9402-0613
  • Francilene Batista Madeira Universidade Estadual do Piauí, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde. Teresina, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8478-0996
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, programa de Pós-Graduação de enfermagem associado UEPA-UFAM. Belém, PA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5401-8105
  • Ilvana Lima Verde Gomes Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1861-5121

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i2.3935

Mots-clés :

Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa, Criança, História em Quadrinhos, Comunicação em saúde

Résumé

O assentimento infantil é uma exigência ética em pesquisas com crianças, porém a comunicação eficaz tem sido um desafio. Neste relato descrevemos a construção teórica e metodológica de um termo de assentimento infantil em formato de história em quadrinhos. A experiência foi realizada em uma escola municipal de Teresina, Piauí, com 32 crianças entre 8 e 10 anos. As etapas consistiram no estudo das questões éticas, na construção da arte sequencial, na observação participante, em ajustes na história em quadrinhos e na aplicação e assinatura do termo de assentimento. A experiência resultou em um termo com legibilidade de Flesch de 90,4 sobre as questões éticas na pesquisa com crianças. O assentimento infantil em formato de história em quadrinhos apresentou linguagem acessível, lúdica e legibilidade adequada para comunicar pesquisa com crianças.

Bibliographies de l'auteur

Débora Cristina Couto Oliveira Costa, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil. | Universidade Estadual do Piauí, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde. Teresina, PI, Brasil.

Mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí.

Francilene Batista Madeira, Universidade Estadual do Piauí, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde. Teresina, PI, Brasil.

Doutorado em Educação Física pela Universidade de Brasília.

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, programa de Pós-Graduação de enfermagem associado UEPA-UFAM. Belém, PA, Brasil.

Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará.

Ilvana Lima Verde Gomes, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publiée

2024-06-28

Comment citer

Costa, D. C. C. O., Madeira, F. B., Teixeira, E., & Gomes, I. L. V. (2024). Engajando crianças em pesquisas científicas: o termo de assentimento no formato de história em quadrinho. RECIIS, 18(2), 393–410. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i2.3935

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