O uso de redes sociais como ferramenta para ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v19i1.4082

Mots-clés :

Educação a distância, Tecnologias da informação e da comunicação, Extensão universitária, Métodos pedagógicos, Nutrientes

Résumé

Este artigo descreve a implementação de estratégias inovadoras no ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023. A metodologia envolveu a integração de tecnologias educacionais, como Instagram, YouTube e Zoom, na monitoria acadêmica, visando promover um ambiente virtual interativo e dinâmico. Os monitores desenvolveram conteúdo educacional no Instagram, incluindo infográficos semanais e interação direta com os alunos. O uso de videoaulas no YouTube e das sessões de plantão via Zoom foi implementado para revisão do conteúdo antes das avaliações. Os resultados indicaram uma recepção positiva dos alunos em relação às ferramentas digitais, refletindo-se em satisfação, engajamento e melhoria no desempenho acadêmico. A pesquisa de satisfação e análise do perfil do Instagram destacaram a eficácia dessas abordagens inovadoras no contexto educacional.

Bibliographies de l'auteur

Daniel Forster, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Flávia Seidler, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Giuseppe Potrick Stefani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Publiée

2025-03-28

Comment citer

Forster, D., Seidler, F., & Stefani, G. P. (2025). O uso de redes sociais como ferramenta para ensino da disciplina de metabolismo de nutrientes. RECIIS, 19(1), 1–16. https://doi.org/10.29397/reciis.v19i1.4082

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