Comunicação em Saúde no Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro: análise das estratégias da vacinação contra a covid-19
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.4182Palavras-chave:
Comunicação, Vacinação, Saúde, Instagram, Covid-19Resumo
Esta pesquisa pretendeu analisar a forma com a qual a Prefeitura do Rio de Janeiro utilizou o Instagram para comunicação em saúde nos cinco primeiros meses da vacinação contra a covid-19. Utilizou-se a análise de conteúdo de 148 publicações selecionadas do Instagram da Prefeitura e, dessa análise, emergiram duas categorias. Verificou-se que a Prefeitura do Rio de Janeiro diversificou recursos para divulgar a campanha de vacinação, procurando estimular a confiança vacinal por meio da interatividade com os usuários e enfatizando personalidades e locais históricos da cidade. Constatou-se que a Prefeitura do Rio de Janeiro adotou estratégias tradicionais e informacionais para a referida campanha de vacinação e buscou utilizar as ferramentas da plataforma digital para amplificá-la. Ao final, discutem-se as limitações da utilização das redes sociais por entes e órgãos estatais e como estabelecer diálogos com os princípios do Sistema Único de Saúde.
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