Saúde digital na Atenção Primária: uma revisão de escopo sobre competências profissionais
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v19i1.4153Palavras-chave:
Competências em informação, Alfabetização digital, Atenção Primária, Revisão, Saúde pública digitalResumo
O artigo objetiva sistematizar a produção científica sobre as principais competências profissionais necessárias para inclusão da saúde digital na Atenção Primária à Saúde. Para tanto, realizou-se uma revisão de escopo com busca de artigos nas bases de dados PubMed, Science Direct e periódicos Capes, nos idiomas inglês e português, entre 2013 e 2023. Do total dos estudos identificados, dez compuseram o corpus analítico final. Os resultados descreveram competências para capacidade técnica e operacional em informática, mas pouca ênfase em competência crítica, transdisciplinar, sensível culturalmente e politicamente responsável, fomentadora de qualidade com equidade, para possibilitar uma abordagem colaborativa e sistemática na tomada de decisões. Devido à amplitude do cenário tecnológico, a integração dessas competências não será uma tarefa trivial. Para garantir um cuidado adequado, as organizações de saúde devem proporcionar oportunidades de aprendizado no uso da tecnologia, para evitar disparidades no acesso e nos resultados dos cuidados em saúde.
Referências
ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Competência tecnológica crítica em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 66, p. 667-671, jul.-set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0257. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/ykTX9hGG9WHGv7Hy97ZCBNB. Acesso em: 30 out. 2023.
ARKSEY, Hilary; O'MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, London, v. 8, n. 1, p. 19-32, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1364557032000119616?needAccess=true. Acesso em: 6 maio 2023.
AROMATARIS, Edoardo; MUNN, Zachary. (Ed.). JBI Manual for Evidence Synthesis. Joanna Briggs Institute, 2020. DOI: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global. Acesso em: 21 fev. 2025.
BERTOTTI, Bárbara Mendonça; BLANCHET, Luiz Alberto. Perspectivas e desafios à implementação de saúde digital no Sistema Único de Saúde: International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 93-111, 2021. DOI: https://doi.org/10.47975/IJDL.bertotti.v.2.n.3. Disponível em: https://journal.nuped.com.br/index.php/revista/article/view/v2n3bertotti2021. Acesso em: 5 maio 2023.
BROMMEYER, Mark et al. Building health service management workforce capacity in the era of health informatics and digital health – a scoping review. International Journal of Medical Informatics, Shannon, v. 169, p. 1-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2022.104909. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1386505622002234?via%3Dihub. Acesso em: 24 jun. 2023.
CAETANO, Rosângela et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela covid-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. e00088920, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00088920. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/swM7NVTrnYRw98Rz3drwpJf/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2023.
DELUIZ, Neise et al. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Formação, Brasília, DF, v. 1, n. 2, p. 5-15, 2001. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/profae/Revista2002.pdf#page=7. Acesso em 11 de fev 2023.
GERKE, Sara et al. Regulatory, safety, and privacy concerns of home monitoring technologies during covid-19. Nature Medicine, New York, v. 26, p. 1176-1182, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41591-020-0994-1. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41591-020-0994-1. Acesso em: 14 mar. 2023.
HÜBNER, Ursula et al. Technology Informatics Guiding Education Reform – TIGER. Methods of Information in Medicine, Stuttgart, v. 57, n. S 01, p. e30-e42, 2018. DOI: https://doi.org/10.3414/ME17-01-0155. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.3414/ME17-01-0155. Acesso em: 15 mar. 2023.
ILOMÄKI, Liisa; KANTOSALO, Anna; LAKKALA, Minna. What is digital competence? Bruxelas: European Schoolnet, 2011. Disponível em: https://helda.helsinki.fi/server/api/core/bitstreams/088eb0f0-ec4a-4a73-8013-4f31538c31a2/content. Acesso em: 26 mar. 2023.
JARVA, Erika et al. Healthcare professionals’ perceptions of digital health competence: a qualitative descriptive study. Nursing Open, Hoboken, v. 9, n. 2, p. 1379-1393, 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.1184. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/nop2.1184. Acesso em: 2 jul. 2023.
JIMENEZ, Geronimo et al. Digital health competencies for Primary Healthcare professionals: a scoping review. International Journal of Medical Informatics, Shannon, v. 143, p. 1-8, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104260. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1386505620311473?via%3Dihub. Acesso em: 6 maio 2023.
KLEIB, Manal et al. Digital health education and training for undergraduate and graduate nursing students: a scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis, Philadelphia, v. 21, n. 7, p. 1469-1476, jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.11124/jbies-22-00266. Disponível em: https://journals.lww.com/jbisrir/fulltext/2023/07000/Digital_health_education_and_training_for.10.aspx. Acesso em: 6 maio 2023.
KNEVEL, Rachel; HÜGLE, Thomas. E-health as a sine qua non for modern healthcare. Rheumatic & Musculoskeletal Diseases Open, London, v. 8, p. e002401, 2022. DOI: https://doi.org/10.1136/rmdopen-2022-002401. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9486378/. Acesso em: 17 jun. 2023.
KONTTILA, Jenni et al. Healthcare professionals’ competence in digitalisation: a systematic review. Journal of Clinical Nursing, Boston, v. 28, n. 5-6, p. 745-761, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/jocn.14710. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jocn.14710. Acesso em: 2 jul. 2023.
LENNON, Marilyn R. et al. Readiness for delivering digital health at scale: lessons from a longitudinal qualitative evaluation of a National Digital Health innovation program in the United Kingdom. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 19, n. 2, p. e42, 2017. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.6900. Disponível em: https://www.jmir.org/2017/2/e42/. Acesso em: 5 maio 2023.
LESLIE, Kathleen et al. Protecting the public interest when regulating health professionals providing virtual care: a scoping review protocol. Systematic Reviews, London, v. 12, n. 31, p. 1-5, 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-023-02198-1. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-023-02198-1. Acesso em: 9 jun. 2023.
LIAW, Siaw-Teng et al. A digital health profile & maturity assessment toolkit: cocreation and testing in the Pacific Islands. Journal of the American Medical Informatics Association, Oxford, v. 28, n. 3, p. 494-503, 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/jamia/ocaa255. Disponível em: https://academic.oup.com/jamia/article-abstract/28/3/494/6010572?login=false. Acesso em: 2 jul. 2023.
LIAW, Siaw-Teng et al. The informatics capability maturity of integrated Primary Care centres in Australia. International Journal of Medical Informatics, Oxford, v. 105, p. 89-97, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.06.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S138650561730179X?via%3Dihub. Acesso em: 2 jul. 2023.
LIMA, Verineida Sousa et al. Prontuário eletrônico do cidadão: desafios e superações no processo de informatização. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 3, n. esp., p. 100-113, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/39756. Acesso em: 14 abr. 2023.
LONGHINI, Jessica; ROSSETTINI, Giacomo; PALESE, Alvisa. Digital health competencies among health care professionals: systematic review. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 24, n. 8, p. e36414, 2022. DOI: https://doi.org/10.2196/36414. Disponível em: https://www.jmir.org/2022/8/e36414. Acesso em: 2 jul. 2023.
MAIR, Frances S. et al. Factors that promote or inhibit the implementation of e-health systems: an explanatory systematic review. Bulletin of the World Health Organization, Geneva, v. 90, p. 357-364, 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/bwho/v90n5/v90n5a11.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.
MORTE-NADAL, Tamara; ESTEBAN-NAVARRO, Miguel Angel. Digital competences for improving digital inclusion in e-government services: a mixed-methods systematic review protocol. International Journal of Qualitative Methods, [s. l.], v. 21, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/16094069211070935. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/16094069211070935. Acesso em: 21 jun. 2023.
NACCARELLA, Lucio; MURPHY, Bernice. Key lessons for designing health literacy professional development courses. Australian Health Review, Sydney, v. 42, n. 1, p. 36-38, 2017. DOI: https://doi.org/10.1071/AH17049. Disponível em: https://www.publish.csiro.au/ah/ah17049. Acesso em: 21 jun. 2023.
NAZEHA, Nuraini et al. A digitally competent health workforce: scoping review of educational frameworks. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 22, n. 11, p. e22706, 2020. DOI: https://doi.org/10.2196/22706. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/11/e22706/. Acesso em: 2 jul. 2023.
PACHECO, Paola Ochoa; COELLO-MONTECEL, David. Does psychological empowerment mediate the relationship between digital competencies and job performance? Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 140, p. 1-13, mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2022.107575. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563222003958. Acesso em: 5 maio 2023.
PAIGE, Samantha R. et al. Proposing a transactional model of eHealth literacy: concept analysis. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 20, n. 10, p. e10175, 2018. DOI: https://doi.org/10.2196/10175. Disponível em: https://www.jmir.org/2018/10/e10175/. Acesso em: 2 jul. 2023.
SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 508-511, maio-jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 maio 2023.
SCHREIWEIS, Björn et al. Barriers and facilitators to the implementation of eHealth services: systematic literature analysis. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 21, n. 11, p. e14197, 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/14197. Disponível em: https://www.jmir.org/2019/11/e14197/. Acesso em: 18 jun. 2023.
SCHWARTZ, Yves. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 101-140, dez. 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301998000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RtKWfZVbWckMT8H3QLZWqqp/?format=html&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2023.
SENBEKOV, Maksut et al. The recent progress and applications of digital technologies in healthcare: a review. International Journal of Telemedicine and Applications, New York, v. 2020, p. 1-18, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/8830200. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ijta/2020/8830200/. Acesso em: 14 mar. 2023.
STOFKOVA, Jana et al. Digital skills as a significant factor of human resources development. Sustainability, Basel, v. 14, n. 20, p. 13117, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su142013117. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/20/13117. Acesso em: 21 jun. 2023.
TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v. 169, n. 7, p. 467-473, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/full/10.7326/M18-0850. Acesso em: 6 maio 2023.
VAN DEURSEN, Alexander J. A. M. et al. The compoundness and sequentiality of digital inequality. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 11, p. 452-473, 2017. Disponível em: https://eprints.lse.ac.uk/68921/. Acesso em: 6 maio 2023.
VAN KESSEL, Robin et al. The European Health Data Space fails to bridge digital divides. BMJ, London, v. 378, p. e071913, 2022. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj-2022-071913. Disponível em: https://www.bmj.com/content/378/bmj-2022-071913.short. Acesso em: 21 jun. 2023.
WHOLEY, Douglas R. et al. Developing workforce capacity in public health informatics: core competencies and curriculum design. Frontiers in Public Health, Lausanne, v. 6, p. 124, maio 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00124. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2018.00124/full. Acesso em: 15 mar. 2023.
YLITALO, Antti et al. Primary healthcare managers’ perceptions of management competencies at different management levels in digital health services: secondary analysis. Leadership in Health Services, Bradford, v. 36, n. 2, p. 247-260, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/LHS-07-2022-0078. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/lhs-07-2022-0078/full/html. Acesso em: 2 jul. 2023.
ZAINAL, Humairah et al. Medical school curriculum in the digital age: perspectives of clinical educators and teachers. BMC Medical Education, London, v. 22, n. 428, 10 p., 2022. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03454-z. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03454-z. Acesso em: 15 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paôlla Layanna Fernandes Rodrigues, Joanne Rodrigues Lemos, Erica Lima Costa de Menezes, Magda Duarte dos Anjos Scherer, João Antônio Brito Porto, Daniela Arruda Soares, Nília Maria de Brito Lima Prado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.