Ensino remoto de educação em saúde na pós-graduação em saúde coletiva: possibilidades no contexto da pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i1.3785

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Saúde Coletiva, Tecnologia educacional

Resumo

O ensino remoto emergencial ocasionou mudanças no processo de ensino-aprendizagem, requisitando criatividade e incorporação de novas estratégias pedagógicas. Objetivou-se relatar experiência de ensino-aprendizagem de  “Educação em Saúde”, num Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência sobre o ensino remoto de Educação em Saúde na pós-graduação strito senso em Saúde Coletiva, de uma Universidade pública cearense, no período letivo  2021.1.  A disciplina foi ministrada por meio da plataforma Google Meet®,  com a adoção de estratégias ativas de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se que os conteúdos foram relevantes,  estabelecendo-se articulação teórico-prática e respeitando-se aos saberes prévios dos pós-graduandos.  Buscou-se superar o modelo tradicional de ensino, com vistas a promover aprendizagem significativa.  Os desafios e as possibilidades identificadas permitem a reflexão sobre a práxis docente, no que tange o estímulo à participação e engajamento discente em ambiente virtual, além da incorporação de estratégias ativas de ensino, sobretudo no ensino remoto.

Biografia do Autor

Deborah Santana Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Departamento de Educação Física. Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Ana Patrícia Pereira Morais, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Alice Maria Correia Pequeno, Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

José Maria Ximenes Guimarães, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

28-03-2024

Como Citar

Pereira, D. S., Morais, A. P. P., Pequeno, A. M. C., & Guimarães, J. M. X. (2024). Ensino remoto de educação em saúde na pós-graduação em saúde coletiva: possibilidades no contexto da pandemia de covid-19. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(1), 170–181. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i1.3785