Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde

Verineida Sousa Lima, Narceli América de Alencar Azevedo, José Maria Ximenes Guimarães, Mariana Monteiro Pereira, João Agostinho Neto, Lívia Marques Souza, Alice Maria Correia Pequeno, Maria do Socorro de Sousa

Resumo


As rápidas mudanças no contexto educacional, somadas aos grandes avanços tecnológicos, nos últimos anos, têm exigido dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento mudanças significativas no ato de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é relatar e analisar a experiência de produção de um vídeo educacional, como estratégia de formação pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. A construção do vídeo foi proposta como atividade da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino na Saúde. Elegeu-se, para o roteiro, a temática Reforma Psiquiátrica. Na dimensão da aplicabilidade da tecnologia educacional, optou-se por exibir o vídeo na abertura do módulo de psiquiatria de um curso de medicina. A experiência de produção e utilização do vídeo contribuiu significativamente para a formação docente de profissionais de saúde, além de propiciar maior dinamicidade e interação em sala de aula, permitindo melhor compreensão e contextualização, por parte dos alunos, da temática abordada.


Palavras-chave


Recursos audiovisuais; Tecnologia educacional; Aprendizagem; Vídeos educativos; Materiais de ensino; Saúde; Capacitação de recursos humanos em saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil