Bibliotecários e os desafios da Ciência Aberta: habilidades, recursos e serviços

Autores

  • Nivaldo Calixto Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0650-0121
  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0814-6325
  • Jonas Aron Cardoso Diniz Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3080-5005

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3514

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Bibliotecário, Serviços de informação, Comunicação científica, Pesquisa aberta

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar, na literatura científica, produtos e serviços desenvolvidos por bibliotecários vislumbrando as práticas de Ciência Aberta. A questão principal é identificar: qual o papel dos bibliotecários frente aos desafios da Ciência Aberta? Predominantemente qualitativa, esta pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica, exploratória e descritiva. Para atingir seu objetivo, utilizou-se a técnica de revisão rápida de literatura. Foi realizado um levantamento de publicações indexadas na Brapci, na Scopus e na Web of Science, sendo recuperadas três publicações em cada. Ao excluir um título que se repetiu, o corpus da pesquisa configurou-se com seis artigos e dois resumos apresentados em evento. Conclui-se que debates sobre o novo modus operandi de fazer ciência vêm aumentando e os bibliotecários parecem intimamente relacionados às ações de Ciência Aberta nas diversas etapas da pesquisa científica. Devido às suas habilidades e aos seus serviços, entende-se que exercem um dos papéis centrais na concretização da abertura da ciência.

Biografia do Autor

Nivaldo Calixto Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Jonas Aron Cardoso Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BAUMGARTNER, Peter. Toward a taxonomy of Open Science (TOS). In: BAUMGARTNER, Peter. Open Science Education, Krems an der Donau, 22 Sept. 2019. Blog. Disponível em: https://notes.peter-baumgartner.net/2019/06/24/toward-a-taxonomy-of-open-science/. Acesso em: 20 jul. 2020.

EUROPEAN CITIZEN SCIENCE ASSOCIATION (ECSA). Ten principles of citizen science. Lisboa: European Citizen Science Association, 2015. DOI: http://doi.org/10.17605/OSF.IO/XPR2N. Disponível em: https://zenodo.org/record/5127534/files/ECSA_Ten_Principles_of_CS_English.pdf?download=1. Acesso em: 15 jan. 2024.

EUROPEAN COMMISSION. Directorate-General for Research and Innovation. Open innovation, open science, open to the world: a vision for Europe. Luxembourg, 2015. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2777/061652. Acesso em: 17 jan. 2024.

FEDERER, Lisa M.; QIN, Jian. Beyond the data management plan: expanding roles for librarians in data science and open science. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, Medford, v. 56, n. 1, p. i-xviii, 2019. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/pra2.82. Acesso em: 15 jul. 2022.

FONSECA, Diego Leonardo de Souza. Os princípios da ciência cidadã e a atuação do bibliotecário no processo de democratização da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 3, n. 48, p. 430-431, 2019. DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4887. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4887. Acesso em: 5 jul. 2022.

FECHER, Benedikt; FRIESIKE, Sascha. Open science: one term, five schools of thought. In: HUSCHKA, Denis; SOLGA, Heike; WAGNER, Gert G. German Council for Social and Economic Data (RatSWD) Working Paper Series. Berlim: RatSWD, 30 May 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2272036. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2272036. Acesso em: 10 fev. 2020.

GUIMARÃES, Marcus Vinícius de Albuquerque; FELIPE, Carla Beatriz Marques; SANTOS, Raimunda Fernanda dos. A formação do(a) bibliotecário(a) no contexto da Comunicação Científica: análise das propostas pedagógicas de universidades federais e estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, n. esp., v. 9, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.320. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/320. Acesso em: 5 jul. 2022.

GIUSTINI, Deanet al. Health sciences librarians’ engagement in open science: a scoping review. Journal of the Medical Library Association, Chicago, v. 109, n. 4, p. 540-560, Oct. 2021. DOI: https://doi.org/10.5195/jmla.2021.1256. Disponível em: https://www-webofscience.ez27.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/full-record/WOS:000721567300005. Acesso em: 15 jul. 2022.

GOMES, Rosangela da Silva. A percepção do bibliotecário profissional frente à Ciência Aberta. 2021. 126 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Documentação e Informação) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48948/1/ulflrsgomes_tm.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

HAMEL, Candyce et al. Defining Rapid Reviews: a systematic scoping review and thematic analysis of definitions and defining characteristics of rapid reviews. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 129, p. 74-85, 7 Oct. 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2020.09.041. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435620311276?via%3Dihub. Acesso em: 2 jun. 2022.

MARTIN, Elaine Russo. Democratic librarianship: the role of the medical library in promoting democracy and social justice. Journal of the Medical Library Association, Chicago, v. 108, n. 1, p. 131, Jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.5195%2Fjmla.2020.852. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6919999/. Acesso em: 30 jul. 2022.

PINFIELD, Stephen; COX, Andrew M.; SMITH, Jen. Research data management and libraries: relationships, activities, drivers and influences. PlosOne, São Francisco, v. 9, n. 12, p.1-28, 8 dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0114734.Disponível em:https://journals.plos.org/plosone/article/file?id=10.1371/journal.pone.0114734&type=printable. Acesso em: 30 jul. 2022.

PONTIKA, Nancy et al. Fostering open science to research using a taxonomy and an elearning portal. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE TECHNOLOGIES AND DATA-DRIVEN BUSINESS, 15., 2015, Graz. Proceedings [...]. Milton Keynes: The Open University, 2015. DOI: https://doi.org/10.1145/2809563.2809571. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/44719/. Acesso em: 2 dez. 2020.

RICE, Robin. Supporting research data management and open science in academic libraries: a data librarian's view. Mitteilungen der VÖB, Wiev, v. 72, n. 2, p. 263-273, 2019. DOI: https://doi.org/10.31263/voebm.v72i2.3303.Disponível em: https://journals.univie.ac.at/index.php/voebm/article/view/3303/2954. Acesso em: 15 jul. 2022.

ROSA, Ana Beatriz Almagro Rodrigues; ARAKAKI, Ana Carolina Simionato; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. Gestão de dados de pesquisa nas bibliotecas universitárias públicas paulistas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1685/1346. Acesso em: 15 jul. 2022.

SANTOS, Paula Xavier (coord.). Livro verde Ciência Aberta e dados abertos:mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/24117/Livro-Verde-07-06-2018.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 15 jan. 2024.

SANTOS-HERMOSA, Gema. Open education in Europe: advances, integration with open science and the role of the librarian. BID-Textos Universitaris de Biblioteconomia I Documentació, Barcelona, n. 43, Dec. 2019. DOI: https://doi.org/10.1344/BiD2019.43.14. Disponível em: https://bid.ub.edu/43/santos.htm. Acesso em: 16 jan. 2023.

SILVEIRA, Lúcia da et al. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 26, p. 1-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79646. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 2 dez. 2022.

SOUSA, Luís Manuel Mota De et al. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, Porto, Portugal, v. 1, n. 1, p. 45-54, 2018. DOI: https://doi.org/10.33194/rper.2018.v1.n1.07.4391.Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/20. Acesso em: 27 jul. 2022.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Draft text of the UNESCO Recommendation on Open Science. In: INTERGOVERNMENTAL MEETING OF EXPERTS (CATEGORY II), 2021, online.Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376893. Acesso em: 18 jul. 2022.

WRUBLEWSKI, Donna; CLEMENT, Gail; MORRELL, Thomas. Science librarians and the future of open science. In: NATIONAL MEETING AND EXPOSITION OF THE AMERICAN-CHEMICAL-SOCIETY (ACS) - NANOSCIENCE, NANOTECHNOLOGY AND BEYOND, 256, 2018, Boston. Abstracts of Papers[...]. London: American Chemical Society, 2018. v. 256. Disponível em: https://www-webofscience.ez27.periodicos.capes.gov.br/wos/woscc/full-record/WOS:000447600003419. Acesso em: 14 jul. 2022.

ZIMMER, Lela. Qualitative meta-synthesis: a question of dialoguing with texts. Journal of Advanced Nursing, Sausalito, v. 53, n. 3, p. 311-318, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2006.03721.x. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16441536/. Acesso em: 5 jul. 2022.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Como Citar

Ribeiro, N. C., Oliveira, D. A., & Diniz, J. A. C. (2024). Bibliotecários e os desafios da Ciência Aberta: habilidades, recursos e serviços. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(1), 208–221. https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3514