Dossiê: Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação

17-07-2024

Dossiê: Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação 

A comunicação social da saúde é um campo interdisciplinar que aborda o fluxo de informações e de mensagens relacionadas à saúde entre diversos interlocutores da sociedade. É, também, um tema amplo, que ganhou atenção especial depois da pandemia de Covid-19, quando um novo vírus e a doença por ele causada mudaram completamente as dinâmicas sociais, econômicas e políticas de todo o mundo. 

Neste dossiê, propomos uma reflexão sobre a comunicação social de saúde nas instituições de pesquisa da área e nas instituições governamentais de saúde, bem como um debate sobre a circulação do tema saúde na comunicação social, entendida, aqui, como imprensa e redes sociais digitais.  

Nesse sentido, interessa-nos olhar para as atuais práticas de comunicação de instituições de pesquisa públicas e privadas na área de saúde, bem como hospitais, universidades e outras, e promover uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que pode ser feito no campo. Isso inclui práticas que envolvam diferentes atores de saúde, bem como a comunicação da saúde em si em diálogo com a imprensa e nas redes sociais.  

O entendimento é de que há poucos estudos no Brasil em que se problematize também sobre a saúde nos espaços de comunicação. Entende-se que os comunicadores são mediadores entre instituições de saúde e o público, e o próprio entendimento desses profissionais sobre os sentidos da saúde determina, em alguma medida, a maneira com que as produções midiáticas são elaboradas e disseminadas.  

A proposta é, portanto, reunir evidências científicas que demonstrem como a saúde e a comunicação têm se encontrado nas práticas sociais, de maneira a verificar em que medida os conceitos e teorias da comunicação e da saúde conseguem dar respostas concretas aos desafios e oportunidades de se comunicar saúde na realidade cotidiana.  

A proposta do dossiê particulariza com centralidade os seguintes subeixos temáticos, privilegiando a relação comunicação, saúde e instituições: 

  • Comunicação social da saúde nas redes sociais: práticas de instituições de pesquisa 
  • Comunicação social de saúde por órgãos do governo ligados ao tema 
  • Combate à desinformação em saúde em instituições,  órgãos do governo e no setor privado  
  • Cobertura jornalística contemporânea de saúde em meios de comunicação 
  • Comunicação de saúde nas redes sociais: práticas de influencers da área 
  • Percepção pública de temas de saúde e de instituições da área no pós-pandemia 
  • A saúde nas instituições públicas e privadas do setor de comunicação  
  • Resultados de campanhas de publicidade e marketing em saúde para grupos populacionais específicos  
  • Novas abordagens para a gestão da comunicação em saúde  
  • Experimentos relacionados à saúde na comunicação ou à comunicação na saúde  

Editores convidados: Sabine Righetti (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) e Mariella de Oliveira-Costa (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz/Brasília). 

Prazo de submissão: até 26/09/2024 

Estimativa de publicação: Fevereiro de 2025 

Ao submeter o trabalho, por favor, use a categoria Dossiê Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação 

 

REFERÊNCIAS 

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LERNER, Katia; SACRAMENTO, Igor (org.). Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014. 

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PERES, Frederico; RODRIGUES, Karla Meneses; SILVA, Thais Lacerda e. Literacia em Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021 

PITTA, Aurea M. da Rocha (org.). Saúde e comunicação: visibilidades e silêncios. São Paulo: Hucitec, 1995. 

SACRAMENTO, Igor; BORGES, Wilson Couto. Representações midiáticas da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2020. 

SCHIAVO, Renata (ed). Health communication: from theory to practice. São Francisco: Jossey Bass,2007. 

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