Vídeos sobre vacinas: quais fatores influenciam em maior visualização no YouTube?
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v18i1.3859Palavras-chave:
Comunicação em Saúde, Educação em Saúde, YouTube, Vacinas, EngajamentoResumo
Considerando-se a crescente importância do YouTube como fonte para busca de informações em saúde, o objetivo deste trabalho é analisar os fatores associados a um maior número de visualizações de vídeos sobre vacinas contra a covid-19. Para isso, usaram-se técnicas de Processamento de Linguagem Natural e modelagem estatística com base em 13.619 vídeos, abrangendo três tipos de variáveis: métricas gerais, conteúdo textual dos títulos e informações sobre os participantes dos vídeos. Entre os resultados, destacam-se os vídeos de duração média ou longa, postados durante a madrugada e nos fins de semana, com tags, descrição e títulos curtos, além de elementos controversos e presença de figuras masculinas e brancas em miniaturas. Os achados contribuem para uma melhor compreensão dos possíveis fatores a serem considerados na produção de conteúdo de comunicação em saúde sobre vacinas no YouTube.
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