Os ‘donos’ do SUS

Autores

  • Paulo Henrique de Almeida Rodrigues Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1227

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, financiamento da assistência à saúde, setor privado, setor de saúde suplementar, prestação de assistência à saúde.

Resumo

Este artigo trata da disputa entre o setor privado de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), que vem favorecendo de forma crescente o primeiro. Aborda as relações entre o subsídio fiscal ao setor de saúde privado e o fato de o gasto em saúde no Brasil ser majoritariamente privado; a mudança da tática dos prestadores privados de serviços de saúde que, ao contrário da Reforma Sanitária Brasileira, levou o SUS a utilizá-los para venderem serviços ao setor público; as relações entre a municipalização do sistema e a garantia de compra de serviços do setor privado; e a crescente privatização da gestão dos serviços públicos de saúde através das organizações sociais de saúde (OSS). O artigo procura mostrar como essa disputa vem ocorrendo de forma desigual, em prejuízo do SUS e do interesse público.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Rodrigues, P. H. de A. (2016). Os ‘donos’ do SUS. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1227

Edição

Seção

Notas de conjuntura