Artigos em Periódicos de Acesso Aberto: um Estudo com Pesquisadores Bolsistas de Produtividade do CNPq

Auteurs

  • Jacqueline Leta Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Educação, Gestão e Difusão em Ciências. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Elaine Hipólito dos Santos Costa Universidade Federal do Estado de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Osasco, Brasil
  • Jesús Pascual Mena-Chalco Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Santo André, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1408

Mots-clés :

Acesso aberto, Periódicos científicos, Ciência Brasileira, Artigos científicos, Bourdieu.

Résumé

Historicamente, os periódicos eram editados e estavam sob a tutela, principalmente, de instituições acadêmicas e/ou científicas. Mais recentemente, editoras comerciais passaram a assumir esta atribuição, gerando custos adicionais à ciência, inclusive para se ter acesso às produções. A fim de romper com esta lógica surge, nos anos 2000, o Movimento de Acesso Aberto, que estimulou a criação de periódicos científicos de acesso aberto. Passadas quase duas décadas, o número de periódicos neste formato ultrapassa nove mil títulos, segundo o DOAJ. Considerando o papel deste tipo de periódico para a divulgação da pesquisa, o objetivo deste trabalho foi investigar se pesquisadores bolsistas de produtividade 1A do CNPq utilizam os periódicos de acesso aberto como estratégia para divulgar suas pesquisas. A análise de todos os artigos em periódicos, cadastrados na Plataforma Lattes, deste grupo seleto de pesquisadores revelou que parte significativa e crescente da produção do grupo está em periódicos de acesso aberto, sinalizando que uma fração destes notáveis atribui valor simbólico às publicações em periódicos de acesso aberto.

Téléchargements

Publiée

2017-11-30

Comment citer

Leta, J., dos Santos Costa, E. H., & Mena-Chalco, J. P. (2017). Artigos em Periódicos de Acesso Aberto: um Estudo com Pesquisadores Bolsistas de Produtividade do CNPq. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1408

Numéro

Rubrique

Pecha Kucha