Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

Auteurs

  • Ismael Soares Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil
  • José Diniz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1202

Mots-clés :

competência em informação, comportamento na busca de informação, gestão da informação, revisão de literatura como assunto, ensino em saúde.

Résumé

O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.

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Publiée

2017-04-03

Comment citer

Pereira, I. S., & Diniz Júnior, J. (2017). Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. RECIIS, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1202

Numéro

Rubrique

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