A percepção da importância de Controles de segurança da informação em hospitais públicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.454Palabras clave:
Tecnologia da Informação, Informática em Saúde, Segurança da Informação, Gestão hospitalar, Setor público.Resumen
A dependência da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e a necessidade de proteger as informações, tanto por força de normas legais quanto por sua importância, exigem que hospitais públicos adotem controles de segurança da informação apropriados para as atividades que desenvolvem, pois lidam com informações sensíveis importantes tanto para seu funcionamento quanto para garantia da privacidade dos pacientes. A norma NBR ISO/IEC 27002:2005 propõe 133 controles que visam proteger as informações em diferentes organizações, mas há a necessidade de identificar quais desses controles são realmente importantes para o tipo de atividade e para as informações com que lidam os hospitais públicos. Este trabalho teve o objetivo de identificar a percepção da importância de controles de segurança da informação para gestores e profissionais das áreas de TI e segurança da informação de hospitais públicos tendo em vista as atividades desenvolvidas nessas instituições.
Informações do artigo
Recebido: 15.11.2012
Aceito: 04.06.2013
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.