Imunização e desigualdade de gênero: a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2412

Palavras-chave:

Visibilidade midiática, Representações, Gênero, Jornalismo, Semiótica.

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as valências simbólicas identificadas em notícias publicadas no Portal G1 de todos os estados brasileiros sobre os primeiros atos de vacinação contra a covid-19, relacionando-os, em particular, às questões de raça e gênero com foco nas mulheres e sua posição na sociedade. Nessa perspectiva busca-se responder, sob a ancoragem da semiótica de Algirdas Julien Greimas, como a mulher foi representada em cada estado. Os resultados retratam as mulheres como sujeito social ‘frágil’ e ‘dependente’ do Estado como ‘Pai-Provedor’ ao lado do uso de mulheres negras representativas de ‘minorias’ que remetem a uma ideia de um Brasil diverso e miscigenado. As conclusões evidenciam que a visibilidade conferida à mulher nas campanhas de vacinação disputou espaço com representações de caráter sexista e racista.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, SP

Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pedro Farnese, Universidade Paulista, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, SP, Brasil. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Assessoria de Comunicação do Campus Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG

Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Janete Monteiro Garcia, Universidade Paulista, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, SP

Mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista.

Paolo Demuru, Universidade Paulista, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, SP

Doutorado em Semiótica pela Università di Bologna.

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Publicado

10-11-2021

Como Citar

Fernandes, C. M., Farnese, P., Garcia, J. M., & Demuru, P. (2021). Imunização e desigualdade de gênero: a construção da imagem da mulher nos primeiros atos de vacinação contra a covid-19. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 15(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i4.2412