Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda

Autores

  • Luciomar de Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Comunicação. Santa Maria, RS
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Comunicação. Santa Maria, RS http://orcid.org/0000-0003-4307-9401

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1726

Palavras-chave:

Estudos culturais, Representação, LGBTQIA , Moda, Publicidade.

Resumo

A moda, não raras vezes, é utilizada como marca de distinção social e de apagamentos de gêneros. Mesmo nos dias atuais, sua produção hegemônica distingue os gêneros feminino e masculino e deixa os demais sem representatividade. Por outro lado, a crítica a um modelo de produção publicitário, que robustece os padrões hegemônicos dos binarismos compulsórios entre sexo e gênero, tem sido efetivada por um movimento acanhado e ainda recente que clama por novos modelos de representação. Por meio dos estudos culturais, este ensaio teórico busca refletir sobre as representações LGBTQIA+ nas publicidades de moda, salientando a importância das diversidades de gênero estarem representadas, de forma não estereotipada, dando-lhes visibilidade, evitando seu silenciamento e apagamento.

Biografia do Autor

Luciomar de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Comunicação. Santa Maria, RS

Mestrado em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Comunicação. Santa Maria, RS

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

13-09-2019

Como Citar

Carvalho, L. de, & Lisboa Filho, F. F. (2019). Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1726