Homens (in)visíveis: os desafios de transmasculinos no sistema prisional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v19i1.4995Palavras-chave:
Homens trans, Transfobia, Sistema prisional, Diversidade, Direitos humanosResumo
Esta resenha tem como objetivo analisar criticamente o filme Homens invisíveis. Roteirizado e dirigido com extrema sensibilidade por Luis Carlos de Alencar, o documentário aborda as dificuldades, os preconceitos e os desafios enfrentados por esses homens na luta diária por reconhecimento e respeito em uma sociedade marcada pela transfobia. O filme é estruturado a partir dos relatos pessoais de homens trans de diferentes contextos sociais, que compartilham suas experiências, em especial, durante o período em que estiveram reclusos no sistema prisional. Como resultado, o documentário leva o espectador a entender os desafios enfrentados pelos homens trans; a refletir sobre o sistema prisional e sua relação com a diversidade; a valorizar histórias individuais; e, sobretudo, a desafiar seus próprios preconceitos, promovendo uma reflexão sobre dignidade humana, direitos e inclusão social.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019. (Feminismos Plurais).
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução: Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e André Telles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Salvador, BA: Editora Devires, 3. ed. 2017.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Secretaria Nacional de Políticas Penais. Sistema Nacional de Informações Penitenciárias. Relatório de Informações Penais: 16º ciclo Sisdepen. Brasília, DF: Sisdepen, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/senappen-divulga-levantamento-de-informacoes-penitenciarias-referente-ao-primeiro-semestre-de-2024/relipen-1-semestre-de-2024.pdf/view. Acesso em: 10 mar. 2025.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Escola Nacional de Saúde Pública. Nota de falecimento de Alessandra Makkeda. Informe ENSP, Rio de Janeiro, 16 maio 2022. Disponível em https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/53030. Acesso em: 10 mar. 2025.
HOMENS invisíveis. Direção: Luis Carlos de Alencar. Produção: Andiara Ramos Pereira, Vladimir Seixas. Rio de Janeiro: Couro de Rato; VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, 2019. 1 vídeo (25:52 mim). Disponível em: https://youtu.be/fKW2fkCFmfs?si=Jqivzsid5tuthYQF. Acesso em: 5 fev. 2025.
SCHMIDT, Sarah. As barreiras para as pessoas trans. Pesquisa Fapesp, São Paulo, 14 jul. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-barreiras-para-as-pessoas-trans/. Acesso em: 31 jan. 2025.
UNAIDS BRASIL. Guia de terminologias do Unaids. Brasília, DF: Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, 2017. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2015/06/WEB_2018_01_18_GuiaTerminologia_UNAIDS.pdf Acesso em: 12 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dom Condeixa de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.