A percepção da importância de Controles de segurança da informação em hospitais públicos brasileiros

Autores

  • Antonio Eduardo de Albuquerque-Junior Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - Brasil
  • Ernani Marques dos Santos Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.454

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Informática em Saúde, Segurança da Informação, Gestão hospitalar, Setor público.

Resumo

A dependência da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e a necessidade de proteger as informações, tanto por força de normas legais quanto por sua importância, exigem que hospitais públicos adotem controles de segurança da informação apropriados para as atividades que desenvolvem, pois lidam com informações sensíveis importantes tanto para seu funcionamento quanto para garantia da privacidade dos pacientes. A norma NBR ISO/IEC 27002:2005 propõe 133 controles que visam proteger as informações em diferentes organizações, mas há a necessidade de identificar quais desses controles são realmente importantes para o tipo de atividade e para as informações com que lidam os hospitais públicos. Este trabalho teve o objetivo de identificar a percepção da importância de controles de segurança da informação para gestores e profissionais das áreas de TI e segurança da informação de hospitais públicos tendo em vista as atividades desenvolvidas nessas instituições.

Informações do artigo

Recebido: 15.11.2012

Aceito: 04.06.2013


Biografia do Autor

Antonio Eduardo de Albuquerque-Junior, Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - Brasil

Graduação em Processamento de dados, especialização em Redes de computadores, Mestrado em Administração. Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia. É Tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz.

Ernani Marques dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Graduação em Administração de Empresas e em Processamento de dados, mestrado e doutorado em Administração e Pós Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto da Escola de Administração da UFBA.

Downloads

Como Citar

Albuquerque-Junior, A. E. de, & Santos, E. M. dos. (2013). A percepção da importância de Controles de segurança da informação em hospitais públicos brasileiros. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.454