Suicídio na mídia: uma cartografia do suicídio de Jéssica Canedo a partir de normas de cobertura responsável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.4213

Palavras-chave:

Suicídio, Jornalismo, Jéssica Canedo, Responsabilidade Midiática, Brasil

Resumo

A pesquisa recorre ao método cartográfico de Rosário e Coca para refletir sobre o suicídio nos campos midiático e jornalístico. Para isso, analisa a responsabilidade midiática e a construção do suicídio pelo jornalismo no caso Jéssica Canedo, uma jovem de 22 anos que se matou após publicação de uma conversa falsa com o humorista Whindersson Nunes. O conteúdo foi amplamente divulgado por perfis em sites de redes sociais, entre elas o Choquei, no Instagram. Foram selecionadas 51 matérias jornalísticas, de nove jornais, que noticiaram o caso. Elas foram analisadas por meio de um quadro com orientações de instituições de Saúde e de empresas de mídia para a cobertura responsável do suicídio, além da análise de discurso. A pesquisa demonstrou que o jornalismo mantém uma cobertura deficiente sobre o acontecimento e que o amplo acesso às plataformas de redes sociais traz novas preocupações no que tange à responsabilidade midiática.

Biografia do Autor

José Tarcísio Silva Oliveira Filho, Universidade Federal de Roraima, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Boa Vista, RR, Brasil.

Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Débora Antunes, Erasmus University Rotterdam, Department of Media and Communication. Rotterdam, Holanda.

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade da Antuérpia.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

Oliveira Filho, J. T. S., & Antunes, D. (2024). Suicídio na mídia: uma cartografia do suicídio de Jéssica Canedo a partir de normas de cobertura responsável. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(3), 554–570. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.4213