Serious game @-feto: uma tecnologia educacional para a prevenção da mortalidade neonatal precoce

Autores

  • Paola Sabino da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8602-4163
  • Silvana dos Santos Zanotelli Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5357-0275
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5831-8789
  • Lucimare Ferraz Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2487-8614

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i4.3969

Palavras-chave:

Mortalidade neonatal precoce, Tecnologia educacional, Enfermeiros, Atenção Primária à Saúde, Software

Resumo

A carga da mortalidade infantil representa uma dolorosa realidade que resulta em uma imensa perda de vidas. A meta 3.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelece um compromisso com o fim das mortes evitáveis de recém-nascidos até 2030. O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo desenvolver, validar e avaliar um serious game para a prevenção da mortalidade neonatal precoce, voltado para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em cinco etapas: exploratória; validação de conteúdo; desenvolvimento do serious game; avaliação semântica; avaliação de ludicidade. O serious game @-feto busca sensibilizar os enfermeiros quanto à identificação precoce de fatores de risco e condutas frente ao transtorno materno hipertensivo, à insuficiência istmocervical e à infecção do trato urinário na gestação. Possui índices de validade considerados excelentes: conteúdo: 0,98; semântica: 1; ludicidade: 0,98. O serious game @-feto constitui-se uma tecnologia para aprimorar conhecimentos na área materno-infantil de forma lúdica e motivacional.

Biografia do Autor

Paola Sabino da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil.

Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Silvana dos Santos Zanotelli, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil.

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo.

Lucimare Ferraz, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de educação Superior do Oeste, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chapecó, SC, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

Silva, P. S. da, Zanotelli, S. dos S., Fonseca, L. M. M., & Ferraz, L. (2024). Serious game @-feto: uma tecnologia educacional para a prevenção da mortalidade neonatal precoce. RECIIS, 18(4), 912–927. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i4.3969

Edição

Seção

Artigos originais