Vídeos sobre vacinas: quais fatores influenciam em maior visualização no YouTube?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i1.3859

Palavras-chave:

Comunicação em Saúde, Educação em Saúde, YouTube, Vacinas, Engajamento

Resumo

Considerando-se a crescente importância do YouTube como fonte para busca de informações em saúde, o objetivo deste trabalho é analisar os fatores associados a um maior número de visualizações de vídeos sobre vacinas contra a covid-19. Para isso, usaram-se técnicas de Processamento de Linguagem Natural e modelagem estatística com base em 13.619 vídeos, abrangendo três tipos de variáveis: métricas gerais, conteúdo textual dos títulos e informações sobre os participantes dos vídeos. Entre os resultados, destacam-se  os vídeos de duração média ou longa, postados durante a madrugada e nos fins de semana, com tags, descrição e títulos curtos, além de elementos controversos e presença de figuras masculinas e brancas em miniaturas. Os achados contribuem para uma melhor compreensão dos possíveis fatores a serem considerados na produção de conteúdo de comunicação em saúde sobre vacinas no YouTube.

Biografia do Autor

Arthur da Silva Lopes, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil.

Graduação em Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Antonio Marcos Pereira Brotas, Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil.

Doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

28-03-2024

Como Citar

Lopes, A. da S., & Brotas, A. M. P. (2024). Vídeos sobre vacinas: quais fatores influenciam em maior visualização no YouTube?. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(1), 98–113. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i1.3859