A oferta do café de rua nas capitais São Paulo e Vitória

Autores

  • Bruno Barreto Bucciarelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0009-0000-6038-5481
  • Christiane Barbara Odoki Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4329-9722
  • Flavia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3724-8109
  • Simone Bueno da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1845-4206
  • Valdenise Leziér Martyniuk 1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6702-2683

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3806

Palavras-chave:

Empreendedorismo por necessidade, Pandemia, Alimento de rua, Provisão e distribuição de café, Semiótica discursiva

Resumo

A pandemia gerou impactos sociais e econômicos, como o trabalho informal dos que se ocupam do serviço de café de rua, ampliado na retomada pós isolamento. O artigo analisa as significações construídas pelas instalações do serviço nas ruas de São Paulo (SP) e Vitória (ES), enquanto manifestações do empreendedorismo por necessidade. O corpus foi coletado em dias úteis, no início das manhãs, em diversos pontos das capitais. A semiótica discursiva sustenta a análise e seu método permitiu traçar isotopias conectoras de figuras e temas. Os resultados apontam para a comunicação dos sentidos da informalidade, casualidade e familiaridade, marcados pela presença feminina, pela autonomia imposta aos sujeitos produtor/vendedor e consumidor e pela conexão entre a energia dada pela bebida e o trabalho. Esses significados vêm embebidos no risco vivido por esses sujeitos, aconchegados entre si e alijados da proteção de políticas públicas de trabalho, condições sanitárias, serviços de transporte e saúde.

 

Biografia do Autor

Bruno Barreto Bucciarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.

Mestrado em Administração: Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

Christiane Barbara Odoki Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.

Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Flavia Mayer dos Santos Souza , Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, ES, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Simone Bueno da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Valdenise Leziér Martyniuk, 1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

Bucciarelli, B. B., Melo, C. B. O., Souza , F. M. dos S., Silva, S. B. da, & Martyniuk, V. L. (2024). A oferta do café de rua nas capitais São Paulo e Vitória. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(Ahead-of-Print). https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3806

Edição

Seção

Artigos originais