Da medicalização da comida à gourmetização do medicamento: análise da campanha publicitária que transformou um comprimido efervescente em febre nacional

Autores

  • Adriana Aguiar Aparício Fogel Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto. https://orcid.org/0000-0002-0913-7498
  • Sandro Tôrres de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Comunicação, Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-1813-2779
  • Patrícia Padrão Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto, https://orcid.org/0000-0001-6310-4956
  • José Azevedo Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto. https://orcid.org/0000-0002-6738-1827

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3623

Palavras-chave:

Alimentação, Comunicação e saúde, Literacia mediática, Medicalização da comida, Publicidade

Resumo

O aumento da longevidade humana veio acompanhado de uma maior preocupação com os hábitos alimentares e de uma banalização das dietas prescritas, favorecendo um contexto de medicalização da comida, no qual a fronteira entre alimento e medicamento fica imprecisa. Isto tem sido usado mercadologicamente pelas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de suplementos alimentares. Este artigo visa discutir como o ecossistema publicitário contemporâneo e a ciberpublicidade são utilizados para naturalizar a presença de suplementos e medicamentos na dieta cotidiana. Usou-se como estudo de caso uma campanha publicitária vietnamita, em que um comprimido foi posicionado como ingrediente culinário. A partir de outros casos descritos na literatura, discutem-se os resultados encontrados no contexto ocidental. Nas considerações finais, apresentam-se alguns desafios regulatórios; apontam-se perspectivas para pesquisas futuras; e defende-se a educação como elemento fundamental para a construção de uma sociedade em que a saúde seja valorizada e exigida como bem coletivo e direito de todos.

Biografia do Autor

Adriana Aguiar Aparício Fogel, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Sandro Tôrres de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Comunicação, Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Padrão, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto,

Doutorado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Universidade do Porto.

José Azevedo, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto.

Doutorado em Psicologia pela Cardiff University.

Referências

RECEITAS de whey protein. Cookpad, [2022]. Disponível em: https://cookpad.com/pt/busca/whey%20protein?event=search.history. Acesso em: 8 ago. 2022.

ABRAHAM, John. Evolving sociological analyses of ‘pharmaceuticalisation’: a response to Williams, Martin and Gabe. Sociology of Health & Illness, Oxford, v. 33, n. 5, p. 726–728. 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9566.2011.01353.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9566.2011.01353.x. Acesso em: 11 ago. 2023.

AGÊNCIA SANITÁRIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Gerência Geral de Alimentos. Perguntas e respostas: suplementos alimentares. 6. ed. Brasília, DF: Anvisa, 2020. (Macrotema de alimentos). Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/33916/2810640/Suplementos+Alimentares/a6fd2839-6d80-496a-becb-8b2122eff409. Acesso em: 9 ago. 2022.

ARAÚJO, Inesita Soares de; CARDOSO, Janine Miranda. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS (ABIAD). Pesquisa de Mercado ABIAD: Hábitos de consumo de suplementos alimentares. [São Paulo]: ABIAD, 2020. Infográfico. Disponível em: https://abiad.org.br/2021/wp-content/uploads/2020/09/Infografico-1-Pesquisa-Suplementos-Alimentares-2020.pdf. Acesso em: 12 jul. 2022.

ATEM, Guilherme Nery et al. Ciberpublicidade e a estética da transparência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., Rio de Janeiro, 4-7 set. 2015. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0924-2.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

ATEM, Guilherme Nery; TAVARES, Mariana Ayres. O pathos discursivo na ciberpublicidade. In: ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de. Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers: 2014. p. 121-138.

AZEVEDO, Sandro Tôrres de. A ciberpublicidade como novo modelo de fazer publicitário: análise da campanha “Quem faz nossa história é você”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., Fortaleza, 3-7 set. 2012. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/r7-2156-1.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

BAKER, Phillip et al. First‐food systems transformations and the ultra‐processing of infant and young child diets: The determinants, dynamics and consequences of the global rise in commercial milk formula consumption. Maternal & Child Nutrition, Oxford, v.17, n. 2, e13097. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/mcn.13097. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/mcn.13097. Acesso em: 11 ago. 2023.

BAYER: Redoxon — Turn Your Guilty Pleasure into Healthy Pleasure. Mobile Marketing Association, New York City, [2022]. Disponível em: https://www.mmaglobal.com/case-study-hub/case_studies/view/70963. Acesso em: 2 ago. 2022.

BAYER VIETNAM. Redoxon Triple Action Vietnam achieves Guinness World Record with social media self-care food preparation campaign. Cidade de Ho Chi Minh, 25 nov. 2021. Disponível em: https://www.bayer.com/en/vn/redoxon-triple-action-vietnam. Acesso em: 2 dez. 2022.

BELL, Susan E.; FIGERT, Anne E. Medicalization and pharmaceuticalization at the intersections: Looking backward, sideways and forward. Social Science & Medicine, Oxford, v. 75, n. 5, p. 775-783. 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2012.04.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0277953612003188?via%3Dihub. Acesso em: 11 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014.

CASAQUI, Vander. Contratos comunicativos da comunicação publicitária contemporânea: sentidos da produção e do consumo nas estratégias de publicização. In: ATEM, Guilherme Nery; OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; AZEVEDO, Sandro Tôrres de. Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers: 2014. p. 31-48.

CASTRO ALVES, Daniele de; ABREU, Fernanda Ferreira de. Branded content e o ofuscamento do caráter mercadológico na publicidade de medicamentos: estudo de caso do analgésico Novalgina. Cambiassu, São Luis, v. 17, n. 29, p. 26-46, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.2. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19064. Acesso em: 14 ago. 2023.

CHAMBERLAIN, Kerry. Food and health: expanding the agenda for health psychology. Journal of Health Psychology, Londres, v. 9, n. 4, p. 467-481, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1359105304044030. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1359105304044030. Acesso em: 11 ago. 2023.

CLAPP, Jennifer; SCRINIS, Gyorgy. Big food, nutritionism, and corporate power. Globalizations, Reino Unido, v. 14, n. 4, p. 578-595. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/14747731.2016.1239806. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14747731.2016.1239806. Acesso em: 11 ago. 2023.

COOKPAD. Cookpad careers. Londres: Cookpad, [2022]. Disponível em: www.cookpadteam.com. Acesso em: 8 ago. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAÇÃO PUBLICITÁRIA (CONAR). Representação nº 016/16, em recurso ordinário. Redoxitos: Promoção Divertidamente. Conar, São Paulo, jul. 2016. Disponível em: www.conar.org.br. Acesso em: 6 ago. 2022.

COSER, Orlando. As metáforas farmacoquímicas com que vivemos: ensaios de metapsicofarmacologia. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

CRAWFORD, Robert. Salutarismo e medicalização da vida cotidiana. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. v. 13, n. 1, p. 100-121, 2019. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1775. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1775. Acesso em: 11 ago. 2023.

DICIONÁRIO de publicidade e propaganda. In: RODRIGUES, Aline. O fantástico mundo publicitário. [S. l], 20 maio 2010. Disponível em: https://fantasticomundopublicitario.files.wordpress.com/2010/05/dicionario-da-publicidade-e-propaganda.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

DOMINGUES, Sabrina Fontes; MARINS, João Carlos Bouzas. Utilização de recursos ergogênicos e suplementos alimentares por praticantes de musculação em Belo Horizonte - MG. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v.6, n. 4, p. 218-226. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=75117214002. Acesso em: 14 ago. 2023.

DOSEDEL, Martin et al. Vitamin C: sources, physiological role, kinetics, deficiency, use, toxicity, and determination. Nutrients, Basel, v. 13, n. 2, p. 615. 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/nu13020615. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/13/2/615. Acesso em: 11 ago. 2023.

ENGOV. Bula Engov. São Paulo: Hyper Farma, 2022. Disponível em: https://www.engov.com.br/bula. Acesso em: 6 ago. 2022.

ESSENCEMEDIACOM. Behind the campaign – Healthy Treat Twist. Londres, 7 abr. 2022a. Facebook: EssenceMediacom @EssenceMediacom. Disponível em: https://m.facebook.com/EssenceMediacom/videos/behind-the-campaign-healthy-treat-twist/971472166905304/?_rdr. Acesso em: 3 ago. 2022.

ESSENCEMEDIACOM. Redoxon Vietnam – Healthy Treat with a Tasty Twist. Londres: EssenceMediacom, 15 mar. 2022b. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://youtu.be/xFCksikcxQkl. Acesso em: 3 ago. 2022.

FISPAL FOOD SERVICE. Como agradar o consumidor que cozinha em casa e é mais exigente. Food Connection, Brasil, 31 jan. 2022. Food Service. Disponível em: https://www.foodconnection.com.br/food-service/como-agradar-o-consumidor-que-cozinha-em-casa-e-e-mais-exigente. Acesso em: 5 ago. 2022.

FLYVBJERG, Bent. Five misunderstandings about case-study research. Qualitative Inquiry, Estados Unidos, v. 12, n. 2, p. 219-245. 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800405284363. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1077800405284363. Acesso em: 14 ago. 2023.

GOODMAN, Michael K; JAWORSKAB, Sylvia. Mapping digital foodscapes: digital food influencers and the grammars of good food. Geoforum, Reino Unido, v. 117, p. 183-193. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2020.09.020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016718520302463. Acesso em: 14 ago. 2023.

ENGOV lança nova plataforma de entretenimento para posicionar marca. Engov lança nova plataforma de entretenimento para posicionar marca. Portal Press, São Paulo, 22 nov. 2021. Anunciantes. Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/anunciantes/engov-lanca-nova-plataforma-de-entretenimento-para-posicionar-marca/. Acesso em: 16 jul. 2022.

GUINNESS WORLD RECORDS. Campanhas e conceitos criativos de marketing. Londres: Guinness World Records, [2022]. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com.br/business-marketing-solutions/creative-campaigns/. Acesso em: 4 ago. 2022.

GUINNESS WORLD RECORDS. Most videos of people adding toppings to food uploaded to Facebook in one hour. Londres: Guinness World Records, 2021. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/648375-most-videos-of-people-adding%C2%A0toppings-to-desserts-uploaded-to-facebook-in-one-hou. Acesso em: 4 ago. 2022.

HANCOCKS, Nikki. Euromonitor Immunity Report: how to appeal to the holistic health shopper. NutraIngredients, Reino Unido, 23 jul. 2021. Disponível em: https://www.nutraingredients.com/Article/2021/07/23/Euromonitor-Immunity-Report-How-to-appeal-to-the-holistic-health-shopper. Acesso em: 31 jul. 2022.

HAWKES, Corinna. Uneven dietary development: linking the policies and processes of globalization with the nutrition transition, obesity and diet-related chronic diseases. Globalization and Health, Londres, v. 2, n. 1, p. 1-18. 2006. DOI: https://doi.org/10.1186/1744-8603-2-4. Disponível em: https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1744-8603-2-4. Acesso em: 11 ago. 2023.

HOFF, Tânia Marcia Cezar; HOLTZ, Ana Catarina; FRAGA, Lucas Lopes. Publicidade e biopolítica do consumo na pandemia: análise da interface comunicação e saúde no contexto da covid-19. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 21, n. 47, p. 267- 282, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7295. Acesso em: 14 ago. 2023.

HYPERA PHARMA. Home. São Paulo: Hyper Pharma, 2022. Disponível em: https://www.hypera.com.br/a-hypera-pharma. Acesso em: 16 jul. 2022.

IIDA, Kelly. Engov After faz ação com 150 influenciadores. GKPB, São Paulo, 14 maio 2021. Publicidade. Disponível em: https://gkpb.com.br/65715/engov-after-150-influenciadores/. Acesso em: 16 jul. 2022.

JESUS, Paula Renata Camargo de. "Personagens e mascotes na publicidade infantil. Aspectos persuasivos e estratégicos na campanha publicitária da vitamina para crianças Redoxitos”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, 5-9 set. 2016. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2508-1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

KACZMAREK, Emilia. Promoting diseases to promote drugs: the role of the pharmaceutical industry in fostering good and bad medicalization. British Journal of Clinical Pharmacology, Oxford, v. 88, n. 1, p. 34-39, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/bcp.14835. Disponível em: https://bpspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bcp.14835. Acesso em: 11 ago. 2023.

KARHAWI, Issaaf. Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 45-59, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.172213. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/172213. Acesso em: 14 ago. 2023.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, São Paulo, v. 17, Edição Especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero, p. 46-61, 2017. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/sites/5/2020/12/comunicare17-especial.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

KERPEL, Raquel. Medicalização da alimentação e da nutrição: conceitos e estratégias. Orientador: Fernando Hellmann. 2021. 133f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2021.

KING, Samantha; WEEDON, Gavin. Embodiment is ecological: the metabolic lives of whey protein powder. Body & Society, Reino Unido, v. 26, n. 1, p. 82-106, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1357034X19878775. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1357034X19878775. Acesso em: 14 ago. 2023.

LEFRÈVE, Fernando. A função simbólica dos medicamentos. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 17, n. 6, p. 500-503, 1983. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89101983000600007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/dPRtfF49KS7mhMGvzXR78kd/?lang=pt#. Acesso em: 11 ago. 2023.

MACHADO, Monica; BURROWES, Patricia; RETT, Lucimara. Proposta de um modelo de Lliteracia para as novas enunciações publicitárias. Animus: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 19, n. 40, p. 124-143, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497740462. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40462. Acesso em: 14 ago. 2023.

MALMELIN, Nando. What is advertising literacy? Exploring the dimensions of advertising literacy. Journal of Visual Literacy, Estados Unidos, v. 29, n. 2, p. 129-142, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/23796529.2010.11674677. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/23796529.2010.11674677. Acesso em: 14 ago. 2023.

MATURO, Antonio. Fatism, self-monitoring and the pursuit of healthiness in the time of technological solutionism. Italian Sociological Review, Verona, v. 4, n. 2, p. 157-171, 2014. DOI: https://doi.org/10.13136/isr.v4i2.80. Disponível em: https://italiansociologicalreview.com/ojs/index.php/ISR/article/view/80. Acesso em: 11 ago. 2023.

MAYER, Christopher. Governing through choice: Food labels and the confluence of food industry and public health discourse to create ‘healthy consumers’. Social Theory and Health, Reino Unido, v. 12, p. 376-395, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/sth.2014.12. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/sth.2014.12. Acesso em: 11 ago. 2023.

MOLIN, Thaís Ramos Dal et al. Marco regulatório dos suplementos alimentares e o desafio à saúde pública. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 53, n. 90, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001263. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/163451. Acesso em: 14 ago. 2023.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2013.

MONTEIRO, C. A. et al. Ultra‐processed products are becoming dominant in the global food system. Obesity Reviews, Oxford, v. 14, n. S2, p. 21-28. 2013. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.12107. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/obr.12107. Acesso em: 11 ago. 2023.

MOSS, Michael. Sal, açúcar, gordura: como a indústria alimentícia nos fisgou. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

MOTA, João de Jesus Oliveira et al. Análise de conteúdos de posts sobre alimentação divulgados por influenciadoras digitais na rede social Instagram. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Kaneiro, v. 14, p. e39076, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.39076. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/39076. Acesso em: 14 ago. 2023.

NASCIMENTO, Álvaro. “Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado”: Isto é regulação? São Paulo: Sobravime, 2005.

PEREZ, Clotilde. Ecossistema publicitário: o crescimento sígnico da Publicidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, SP, 5-9 set. 2016. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3347-1.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

POULAIN, Jean-Pierre. The affirmation of personal dietary requirements and changes in eating models. In: FISCHLER, Claude (ed.). Selective eating: the rise, the meaning and sense of “personal dietary requirements”. Paris: Éditions Odile Jacob, 2013. p. 253-264.

RECEITAS com whey protein: aprenda 8 opções fáceis. Receitas, Brasil, 18 ago. 2021. Fitness. Disponível em: https://receitas.globo.com/dietas/fitness/receitas-com-whey-protein-aprenda-8-opcoes-faceis.ghtml. Acesso em: 14 ago. 2023.

REDOXON. Redoxitos® Vitamina C em gominhas. São Paulo: Bayer, c2020. Disponível em: https://www.redoxon.com.br/produtos/redoxitos-vitamina-c/. Acesso em: 6 ago. 2022.

REDOXON VIETNAM. Khám Phá Ngay Nhiều Cách Dùng Redoxon Triple Action. Cidade de Ho Chi Minh: Bayer, 2021. 5 vídeos. Publicado pelo canal Redoxon Vietnam. Playlist. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLoDwA3-MLyZP-ldOBhxgj0lx6yMaeM3Eg. Acesso em: 3 ago. 2022.

ROWBOTHAM, Samantha et al. 30+ years of media analysis of relevance to chronic disease: a scoping review. BMC Public Health, Londres, v. 20, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-020-8365-x. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-8365-x. Acesso em: 14 ago. 2023.

SANTOS, Maureen. Do fake saudável à gourmetização. Heirich Böll Stiftung, Rio de Janeiro, 1 set. 2018. Disponível em: https://br.boell.org/pt-br/2018/09/02/do-fake-saudavel-gourmetizacao. Acesso em: 31 jul. 2022.

SCRINIS, Gyorgy. Nutritionism: the science and politics of dietary advice. New York: Columbia University Press, 2013.

SHRIDHAR, Amrutha. Changing attitudes in health and nutrition: rise of immunity-boosting strategies. Londres: Euromonitor International, 2021. Disponível em: https://go.euromonitor.com/white-paper-consumer-health-210722-health-and-nutrition-survey.html. Acesso em: 31 jul. 2022.

SMITHERS, Geoffrey W. Whey and whey proteins—From ‘gutter-to-gold’. International Dairy Journal, Reino Unido, v. 18, n. 7, p. 695-704, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.idairyj.2008.03.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958694608000344. Acesso em: 14 ago. 2023.

SWINBURN, Boyd A. et al. The global syndemic of obesity, undernutrition, and climate change: the Lancet Commission report. The Lancet, Londres, v. 393, n. 10173, p. 791-846, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)32822-8. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)32822-8/fulltext. Acesso em: 14 ago. 2023.

VAN DIJK, Wieteke et al. Medicalization defined in empirical contexts–a scoping review. International Journal of Health Policy and Management, Kerman, v. 9, n. 8, p. 327-334, 2020. DOI: https://doi.org/10.15171/ijhpm.2019.101. Disponível em: https://www.ijhpm.com/article_3726.html. Acesso em: 14 ago. 2023.

VIANA, Márcia Regina et al. A racionalidade nutricional e sua influência na medicalização da comida no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 447-456, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017222.25432015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Yh7qHCBhCMV9Qtrw5JyHzzw/?lang=pt#. Acesso em: 11 ago. 2023.

VIETNAMESE vitamin supplement rebrands as cooking ingredient. Contagious, Londres, 26 apr. 2022. Campaign of the week. Disponível em: https://www.contagious.com/news-and-views/campaign-of-the-week-vietnams-redoxon-rebrands-as-cooking-ingredient-boosts-sales. Acesso em: 2 ago. 2022.

WILLIAMS, Simon J.; MARTIN, Paul; GABE, Jonathan. The pharmaceuticalisation of society? A framework for analysis. Sociology of Health & Illness, Oxford, v. 33, n. 5, p. 710-725. 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9566.2011.01320.x. Disponivel em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9566.2011.01320.x. Acesso em: 11 ago. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Health Estimates: Life expectancy and leading causes of death and disability. The Global Health Observatory, Geneva: WHO, c2019. Disponível em: https://www.who.int/data/gho/data/themes/mortality-and-global-health-estimates. Acesso em: 28 jul. 2022.

ZORZANELLI, Rafaela Teixeira; ORTEGA, Francisco; BEZERRA JÚNIOR, Benilton. Um panorama sobre as variações em torno do conceito de medicalização entre 1950-2010. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1859-1868. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014196.03612013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/nqv3K7JRXxmrBvq5DcQ88Qz/?lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2023.

ZWIER, Sandra. Medicalisation of food advertising. Nutrition and health claims in magazine food advertisements 1990–2008. Appetite, Londres, v. 53, n. 1, p. 109-113. 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.appet.2009.05.017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195666309005340?via%3Dihub. Acesso em: 11 ago. 2023.

Publicado

29-09-2023

Como Citar

Fogel, A. A. A., Azevedo, S. T. de, Padrão, P., & Azevedo, J. (2023). Da medicalização da comida à gourmetização do medicamento: análise da campanha publicitária que transformou um comprimido efervescente em febre nacional. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3623

Edição

Seção

Artigos originais