Práticas educacionais colaborativas em saúde mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17iAhead-of-Print.3367

Palavras-chave:

Rede Universitária de Telemedicina do Brasil, Aprendizagens colaborativas, Prática interdisciplinar, Tecnologia da Informação e Comunicação, Telemedicina

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar elementos estruturantes do processo de trabalho das redes educacionais colaborativas em saúde mediadas por tecnologias de informação e comunicação, assinalando suas características-chave e sua dinâmica de funcionamento. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada nas bases de dados: Medline, Lilacs e no portal Oasisbr. Foram encontrados 1.499 estudos, dos quais, oito atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados da investigação apontam as práticas educacionais colaborativas em saúde mediados por essas tecnologias como processos amplos e complexos, envolvendo a associação de diversos fatores. Destacam-se a dimensão técnico-pedagógica, a gestão estratégica, o gerenciamento do fluxo de informações, os aspectos relacionais, as competências de cada membro e a mediação do processo colaborativo. A integração dos diferentes aspectos da rede traduz um conjunto de desafios para a estruturação dos processos colaborativos que não se limita à pura acumulação cognitiva, mas vincula-se a processos de aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Núcleo de Telessaúde. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.

Tânia Cristina de Oliveira Valente, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Guedes, A. C. C. M., & Valente, T. C. de O. (2023). Práticas educacionais colaborativas em saúde mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(4), 962–975. https://doi.org/10.29397/reciis.v17iAhead-of-Print.3367