Condutas não profissionais no uso das mídias sociais por estudantes da área da saúde: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i2.3265

Palavras-chave:

Má conduta profissional, Mídias sociais, Comportamento, Estudantes, Internet

Resumo

O objetivo deste artigo é revelar o comportamento nas mídias sociais de estudantes de cursos de graduação na área da saúde do ponto de vista da ética profissional. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com base na pergunta norteadora: “Há condutas não profissionais na produção de conteúdo nas mídias sociais por estudantes da área da saúde?”. Foram encontrados 495 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, dez atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos incluídos haviam sido feitos com estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia. Todos demonstraram sua má conduta nas mídias sociais em algum momento. Há mais relatos de visualizações de condutas antiprofissionais nos perfis de outros colegas do que autorrelatos quanto a esse aspecto. Conclui-se que é evidente a má conduta, nas mídias sociais, de estudantes de enfermagem, medicina e odontologia.

Biografia do Autor

Thainanda da Silva Pinheiro, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Kelly Cristina dos Santos Ramos, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Rayane Fontenele Victor, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Vanessa Luisa Destro Fidêncio, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF

Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Referências

ALSOUFI, Ahmed et al. Impact of the covid-19 pandemic on medical education: medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS ONE, São Francisco, v. 15, n. 11, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242905. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33237962/.Acesso em: 2 dez. 2021.

AYOAMA, Elisângela de Andrade et al. Principais consequências decorrentes da exposição de pacientes por profissionais da área da saúde. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 480-487, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1028. Acesso em: 3 maio 2023.

BARLOW, Christopher; MORRISON, Stewart; STEPHENS Hugh; JENKINS, Emily; BAILEY, Michael; PILCHER, David. Unprofessional behavior on social media by medical students. The Medical Journal of Australia, Sydney, v. 203, n. 11, p. 417-475, 2015. DOI: https://doi.org/10.5694/mja15.00272. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26654611/. Acesso em: 2 dez. 2021.

BENEDICTO, Naiara Mobiglia; MARTINEZ, Edson Zangiacomi; JORGE, Tatiane Martins. Use of images of patients in social networks: how do speech-language therapists perceive and act? CoDAS, São Paulo, v. 31, n. 2, p. e20180174, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018174. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/F8dnpXkPtsrmZkvzP9VchXC/abstract/?lang=en. Acesso em: 2 dez. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução n. 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o novo código de ética dos profissionais de enfermagem. Brasília, DF: Cofen, 2017. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html. Acesso em: 3 nov. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM). Resolução n. 1.931, de 17 de setembro de 2009. Aprova o Código de Ética Médica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 90, 24 set. 2009. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf. Acesso em: 3 nov. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA (CFO). Resolução n. 118, de 11 de maio de 2012. Revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO-42/2003 e aprova outro em substituição. Rio de Janeiro: CFO, 2012. Disponível em: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2018/03/codigo_etica.pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.

DATA REPORTAL. Digital 2023 April Global Statshot Report. [S. l.]: Kepios, atualizado em 27 abr. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-april-global-statshot. Acesso em: 3 maio 2023.

DAR, Umar F; KHAN, Yusuf S. Self-reported academic misconduct among medical students: perception and prevalence. The Scientific World Journal, Nova York, v. 23, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1155%2F2021%2F5580797. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8407971/. Acesso em: 3 dez. 2021.

DUKE, Valda J. A. et al. Social media in nurse education: utilization and e-professionalism. Nurse Education Today, Edimburgo, v. 57, p. 8-13, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.06.009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691717301491?via%3Dihub. Acesso em: 3 dez. 2021.

ESTÁCIO, Luanda Ashley Menezes et al. Uso de tecnologias e mídias digitais pelos estudantes de odontologia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v, 6, n. 9, p.65164-65173, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-085. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16154/13325. Acesso em: 3 dez. 2021.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v23n1/v23n1a18.pdf. Acesso em: 7 jul. 2022.

GONZALEZ-PADILLA, Daniel A.; TORTOLERO-BLANCO, Leonardo. Social media influence in the covid-19 pandemic. International Brazilian Journal of Urology, Rio de Janeiro, v. 46, supl. 1, p. 120-124, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1677-5538.ibju.2020.s121. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ibju/a/nV6DpnQf7GWYrd94ZcHQBWz/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 3 dez. 2021.

HENRY, Rachel K.; MOLNAR Amy L. Examination of social networking professionalism among dental and dental hygiene students. Journal of Dental Education, Hoboken, v. 77, n. 11, p. 1425-30, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24192407/. Acesso em: 2 maio 2023.

KENNY, P.; JOHNSON, I. G. Social media use, attitudes, behaviours and perceptions of online professionalism amongst dental students. British Dental Journal, Londres, v. 221, n. 10, p. 651-655, 2016. DOI: https://doi.org/10.1038/sj.bdj.2016.864. Disponível em: https://www.nature.com/articles/sj.bdj.2016.864. Acesso em: 2 maio 2023.

KITSIS, Elisabeth A. et al. Who’s misbehaving? Perceptions of unprofessional social media use by medical students and faculty. BMC Medical Education, Londres, v. 16, n. 67, p. 1-7, 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-016-0572-x. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12909-016-0572-x.pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.

KOO, Kevin; FICKO, Zita; GORMLEY, Ann. Unprofessional content on Facebook accounts of US urology residency graduates. BJU International, Oxford, v. 119, n. 6, p. 955-960, 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/bju.13846. Disponível em: https://bjui-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bju.13846. Acesso em: 3 dez. 2021.

LANGENFELD, SJ; COOK, G; SUDBECK, C. et al. An assessment of unprofessional behavior among surgical residents on Facebook: a warning of the dangers of social media. Journal of Surgical Education, v. 71, n. 6, p.28-32, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsurg.2014.05.013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1931720414001597?via%3Dihub. Acesso em: 3 dez. 2021.

MALTA, Deborah Carvalho et al. The covid-19 pandemic and changes in adult Brazilian lifestyles: a crosssectional study. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/VkvxmKYhw9djmrNBzHsvxrx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 dez. 2021.

MOHER, David et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA Statement. PLoS Med, São Francisco, v. 6, n. 7, p. e1000097, 2009. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19621072/. Acesso em: 15 maio 2023.

MOSER, Patrícia Cristina; ARAÚJO, Joelson Isidro da Silva; MEDEIROS, Érika Carlos. Impacto das mídias sociais no futuro da educação superior no Brasil: um estudo prospectivo. Brazilian Journal of Technology, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 21-32, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJT/article/view/8590/7380. Acesso em: 3 dez. 2021.

NYANGENI, Thando; DU RAND, Suzette; VAN ROYEN, Dalena. Perceptions of nursing students regarding responsible use of social media in the Eastern Cape. Curationis, Cidade do Cabo, v. 38, n. 2, p. 1-9, 2015. DOI: https://doi.org/10.4102%2Fcurationis.v38i2.1496. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6091745/. Acesso em: 3 dez. 2021.

PURIM, Kátia Sheylla Malta; TIZZOT, Edison Luiz Almeida. Protagonismo dos estudantes de medicina no uso do Facebook na graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 43, n. 1, p. 187-196, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180139. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QjyvG9f3cgFVSR9N5H7HsRb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2022.

RIBEIRO, Ana Clara Costa et al. Ética no uso das tecnologias e mídias sociais no curso de odontologia. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 9, p.66827-66845, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-208. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16381. Acesso em: 3 dez. 2021.

ROCHA JUNIOR, Valdomiro et al. Uso de mídias sociais no setor de ensino superior. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, p. 13-38, 2014. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2442. Acesso em: 8 nov. 2021.

SOCIAL MEDIA. In: CAMBRIDGE Dictionary. Londres, Cambridge University Press & Assessment, 2023. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/social-media. Acesso em: 3 maio 2023.

SOUZA, Edvaldo da Silva et al. Ética e profissionalismo nas redes sociais: comportamentos on-line de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 41, n. 3, p. 412-423, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3RB20160096. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/5s7DcTPxCkCpQpbJrfncyPQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 jul. 2022.

SPINARDI-PANES, Ana Carulina; LOPES-HERRERA, Simone Aparecida; MAXIMINO, Luciana Paula. Telehealth in Speech, Language and Hearing Sciences: ethical and legal issues. Revista CEFAC, v. 15, n. 4, p. 1040-1043, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400035. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/XfW8Dt43RVQpJJyHZ5STCRS/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 3 dez. 2021.

WESTRICK, Susan J. Nursing students’ use of electronic and social media: law, ethics, and e-professionalism. Nursing Education Perspectives, Nova York, v. 37, n. 1, p. 16-22, 2016. Disponível em: https://journals.lww.com/neponline/Abstract/2016/01000/Nursing_Students__Use_of_Electronic_and_Social.5.aspx. Acesso em: 3 dez. 2021.

WORD HEALTH ORGANIZATION (WHO). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on covid-19. Genebra: WHO, 2020. Disponivel em https://www.who.int/director-general/speeches/detail/whodirector-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 2 maio 2021.

ZHANG, Yan et al. When public health research meets social media: knowledge mapping from 2000 to 2018. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 22, n. 8, p. e17582, 2020. DOI: https://doi.org/10.2196/17582. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/8/e17582/. Acesso em: 3 dez. 2021.

ZHU, Xinhong et al. Utilization and professionalism toward social media among undergraduate nursing students, Nursing Ethics, Londres, v. 28, n. 2, p. 297-310, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733020952105. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0969733020952105. Acesso em: 3 dez. 2021.

ZUO, Yifan et al. The impact of sharing physical activity experience on social network sites on residents’ social connectedness: a crosssectional survey during covid-19 social quarantine. Globalization and Health, Londres, v. 17, n. 10, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12992-021-00661-z. Disponível em: https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12992-021-00661-z. Acesso em: 8 nov. 2021.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Pinheiro, T. da S., Ramos, K. C. dos S., Victor, R. F., & Fidêncio, V. L. D. (2023). Condutas não profissionais no uso das mídias sociais por estudantes da área da saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(2), 431–443. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i2.3265

Edição

Seção

Artigos de revisão