Ciência e comunicação: a presença de instituições brasileiras no YouTube

Autores

  • Eveline Stella de Araujo Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SPUniversidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-7274-2746
  • Arielly Cristina de Moura Grande Benato Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR https://orcid.org/0000-0002-2511-5555

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i2.3228

Palavras-chave:

Comunicação da ciência, Desinformação, Artigo audiovisual científico, Infodemia, Estratégias digitais

Resumo

No Brasil, somou-se à infodemia um processo de negacionismo e descrédito das ciências pelo espalhamento de fake news on-line, agravando as consequências da covid-19. A hipótese desse artigo é que as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e de web semântica podem melhorar significativamente a construção da presença digital de canais institucionais de ciência no Brasil, no combate às fake news. O objetivo é descrever e analisar dois canais institucionais no YouTube de produção pública da ciência. Para tal, foi utilizado o método quanti-quali, com métricas do Social Blade, observação direta e aplicação de questionário. Nos resultados, constatou-se a preferência por vídeos de curta duração, com diferenças substanciais no estilo artístico e narrativo. Os conteúdos geraram conversações e reações externas à academia, devido a circulação em outras redes sociais digitais. Conclui-se que o aprimoramento das técnicas de otimização nos dois canais, a partir da utilização de hashtags apropriadas e títulos mais atrativos ampliou o público final.

Biografia do Autor

Eveline Stella de Araujo, Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR, Brasil. Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SPUniversidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados, Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. São Paulo, SP

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Arielly Cristina de Moura Grande Benato, Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba, PR

Graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Araujo, E. S. de, & Benato, A. C. de M. G. (2023). Ciência e comunicação: a presença de instituições brasileiras no YouTube. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(2), 332–348. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i2.3228