Contribuições da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde para a construção de um repositório temático latino-americano: práticas e lições aprendidas

Autores

  • Maria de Fátima Moreira Martins Fundação Oswaldo Cruz, Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Luciana Daneilli Araujo Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Diones Ramos Silva Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Simone Faury Dib Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1400

Palavras-chave:

acesso aberto, gestão da informação, trabalho em rede, repositório temático, organização do conhecimento

Resumo

Os repositórios temáticos são utilizados como uma das principais ferramentas para a implementação do Acesso Livre no mundo e como mecanismo de preservação da memória e gestão da informação. Este trabalho busca sistematizar as estratégias utilizadas pela Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde sobre os processos de cooperação e descentralização da informação técnico-científica, na perspectiva dos atores chaves envolvidos, buscando compreender os desafios, limites e possibilidades de prover acesso equitativo ao conhecimento e evidências científicas atualizadas. Aprender com os erros e acertos é fundamental para a vida de qualquer ser humano e nas instituições de ensino e pesquisa não é diferente uma vez que elas têm uma tendência a esquecer do passado. A metodologia deste estudo terá base na abordagem qualitativa, à luz de estudos de caso, por meio de aplicação de questionários semiestruturados, que tem como objetivo a coleta de informações acerca da percepção dos participantes pesquisados e de análise de conteúdo e documental. As implicações dessas lições são fundamentais para elaboração de estratégias de trabalho em rede para a construção de um repositório temático latino-americano, com a ideia de informação científica como conceito de cidadania e de comunicação pública da ciência como valor fundamental.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

Martins, M. de F. M., Araujo, L. D., Silva, D. R., & Dib, S. F. (2017). Contribuições da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde para a construção de um repositório temático latino-americano: práticas e lições aprendidas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1400

Edição

Seção

Pecha Kucha