A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à Moda Livre

Patrícia Gonçalves Saldanha, Eduardo Aguiar Assis

Resumo


O presente artigo pretende refletir teoricamente sobre a busca desmedida da elevação de valor de marcas de grandes empresas do segmento fast fashion em contraste com as consequências sociais geradas para a própria sociedade que consome tais marcas. A reflexão se dá a partir do que Max Weber chama de “novo espírito do capitalismo”, com base no conceito de “capital imaterial” de André Gorz e articulada ao documentário sobre a indústria da moda The True Cost. Na contrapartida do cenário da aquisição exacerbada, vale destacar o surgimento e a propagação da publicidade social como uma via alternativa que visa possibilitar o equilíbrio entre os atores da cadeia de produção a exemplo do que vem sendo chamado de comércio justo.


Palavras-chave


consumo de marca; capital imaterial; valor intangível; publicidade social; comércio justo; consequências sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1110

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e-ISSN 1981-6278 

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