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Concepções de Currículo, Saúde e Tecnologia de Professores do Ensino Fundamental e sua Influência nas Práticas Educativas

Lucia Maria Dupret, Miriam Struchiner

Resumo


Esse trabalho teve como objetivo investigar as concepções sobre Currículo, Saúde e TDIC de oito professores das disciplinas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro e compreender como essas concepções influenciavam e se expressavam em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de Observação Participante e de Entrevistas com os docentes, os quais se envolveram, mesmo que parcialmente, no planejamento, desenvolvimento e execução das atividades. Os professores que tiveram facilidade em articular e se apropriar das inovações propostas pelas atividades das Oficinas em suas disciplinas expressaram concepções mais críticas e ampliadas sobre Currículo, Saúde e Tecnologia. Os professores que tiveram mais dificuldade nessa articulação expressaram concepções mais tradicionais sobre currículo; concepções higienistas e biologicista sobre saúde, e instrumental sobre tecnologia. Todas essas concepções convivem na realidade da Escola e influenciam as abordagens e práticas dos professores em sala de aula.


Palavras-chave


Saúde; Currículo; Tecnologias de Informação e Comunicação; Concepções docentes; Temas transversais

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DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.990

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e-ISSN 1981-6278 

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