Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biólogo

Autores

  • Cristiane Martins Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Telma Abdalla de Oliveira Cardoso Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Núcleo de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.946

Palavras-chave:

Educação, Risco, Biologia, Exposição a agentes biológicos, Biossegurança

Resumo

 As incertezas e os riscos das doenças infecciosas vivenciados pela sociedade atual colocam à prova os sistemas de saúde, alterando o quadro sanitário internacional das populações. Para o avanço da integralidade da atenção à saúde são necessárias ações interdisciplinares para a compreensão dos problemas. Objetiva-se, aqui, mostrar a importância dos biólogos na saúde, discutir os riscos a que estão sujeitos, a importância da biossegurança no controle/prevenção desses riscos e a inserção do tema na graduação. Argumenta-se que os programas de educação em saúde promovem o conhecimento técnico-científico como único conhecimento válido sobre saúde, discordante de uma proposta interdisciplinar. É necessária, aos programas de educação, a formulação conceitual transdisciplinar para o desenvolvimento de conhecimentos contextualizados, que contribuirão para formar profissionais capazes de atuarem em contextos de risco. Espera-se contribuir para a reflexão da relevância da biossegurança na formação do biólogo, bem como para o desenvolvimento educacional comprometido com a construção de uma sociedade sustentável.

Biografia do Autor

Cristiane Martins Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Núcleo de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Ribeiro, C. M., & Cardoso, T. A. de O. (2015). Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biólogo. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.946

Edição

Seção

Ensaios