Wikipédia, democracia e eleições municipais em São Paulo: um estudo sobre as edições de verbetes durante a campanha eleitoral de 2012

Autores

  • Carlos Henrique Parente Sousa Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PONTE - Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias. Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PONTE - Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Fortaleza, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.940

Palavras-chave:

Internet, Colaboração, Wikipédia, Política, Representação, Eleições

Resumo

Sabe-se que a Wikipédia é um sistema colaborativo do qual múltiplos agentes podem participar escrevendo ou editando verbetes. Não obstante, embora os princípios da enciclopédia defendam a neutralidade das informações ali publicadas, são comuns as denúncias de alterações realizadas com a finalidade de beneficiar ou prejudicar atores políticos. O objetivo deste artigo é examinar a dinâmica de edições dos verbetes relativos aos três principais candidatos que disputaram a Prefeitura de São Paulo em 2012: Celso Russomanno, Fernando Haddad e José Serra. Considera-se o intervalo entre 2008 e 2012 como referência para explorar, entre outras variáveis, os índices de page views e as tendências das edições ao longo do tempo. Concluiu-se que o acirramento da disputa, característico do período eleitoral, influencia a quantidade de acesso a tais verbetes, de modificações neles efetuadas, e a natureza da interação entre os colaboradores cadastrados.

 

Biografia do Autor

Carlos Henrique Parente Sousa, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PONTE - Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PONTE - Grupo de Pesquisa em Política e Novas Tecnologias, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Sousa, C. H. P., & Marques, F. P. J. A. (2015). Wikipédia, democracia e eleições municipais em São Paulo: um estudo sobre as edições de verbetes durante a campanha eleitoral de 2012. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.940

Edição

Seção

Artigos originais