O risco da contaminação global: o combate à epidemia de Ebola na África como vetor de cooperação internacional

Autores

  • Gills Vilar Lopes Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Fabiola Faro Eloy Dunda Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.936

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Políticas, planejamento e administração em saúde, Contaminação, Ebolavirus, África.

Resumo

Considerada a maior epidemia de Ebola desde o primeiro surto em 1976, o oeste africano tem enfrentado grandes desafios, sobretudo endógenos, para conter a disseminação da doença. Objetiva-se analisar a atual epidemia de Ebola à luz do neoinstitucionalismo liberal e da lógica da ação coletiva, utilizando como metodologia a estratégia de nested analisys. Conclui-se que o risco de uma pandemia de Ebola tem funcionado como incentivo para que os atores envolvidos cooperem. Os resultados deslocam a discussão para uma área pouco explorada academicamente: a ética médica no âmbito das relações internacionais, que suscita indagações, tais como “por que africanos não têm prioridade no tratamento diferenciado contra o Ebola?” e “qual o verdadeiro papel da OMS ao lidar com grandes epidemias?”. O presente trabalho inova ao tratar lógicas por trás da cooperação internacional em matéria de saúde no continente africano e por agregar a infografia cartográfica à literatura sobre política internacional.

Biografia do Autor

Gills Vilar Lopes, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, Pernambuco, Brasil.

Fabiola Faro Eloy Dunda, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Recife, Pernambuco, Brasil.

No ORCID: 0000-0001-9832-3200

Scholar Google

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e mestrado em Relaçoes Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2012).Atualmente é Mestre em Relações Internacionais e iniciou Doutorado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2013.

 

Downloads

Como Citar

Lopes, G. V., & Dunda, F. F. E. (2015). O risco da contaminação global: o combate à epidemia de Ebola na África como vetor de cooperação internacional. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.936

Edição

Seção

Artigos originais