Mapeamento das práticas comunicacionais radiofônicas como terapia psicossocial nos serviços de saúde mental no Brasil

Autores

  • Danielle Barros Silva Fortuna Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Valdir de Castro Oliveira Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.714

Palavras-chave:

Comunicação, Informação, Saúde Mental, Rádio, Webradio

Resumo

Partindo do pressuposto de que as experiências com a utilização de oficinas de rádio como terapia psicossocial a usuários de saúde mental propiciam novos modos de cuidado em saúde mental na perspectiva das estratégias contemporâneas antimanicomiais, este trabalho teve como objetivo fazer um mapeamento dessas experiências desenvolvidas nos serviços de saúde mental no Brasil, identificando onde elas ocorrem, quais atores envolvidos e que tipo de procedimentos pedagógicos são utilizados nestes processos. O mapeamento concentrou-se nas experiências de terapias comunicacionais realizadas através de rádio (em ondas eletromagnéticas, oficinas em estúdio em circuito interno e webrádio).

 

Biografia do Autor

Danielle Barros Silva Fortuna, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-Fiocruz); mestranda no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista CAPES.

Valdir de Castro Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Jornalista, Doutor em ciências da Comunicação (ECA-USP) e mestre em Sociologia Rural. Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (Icict/Fiocruz). É pesquisador do Laces – Laboratório de Comunicação e Saúde (ICICT/Fiocruz) na linha de pesquisa sobre mídia e saúde e comunicação, informação e participação popular no Sistema Único de Saúde.

Downloads

Como Citar

Fortuna, D. B. S., & Oliveira, V. de C. (2013). Mapeamento das práticas comunicacionais radiofônicas como terapia psicossocial nos serviços de saúde mental no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.714