Comunicação e informação no controle do câncer de colo uterino no Brasil: uma análise sob perspectiva da integralidade em saúde

Juliana Lofego, Roseni Pinheiro

Resumo


A comunicação e a informação são consideradas ações estratégicas desde a elaboração do Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero, em 1997, sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer / Ministério da Saúde. A informação é considerada como um elemento fundamental para avaliação e monitoramento das ações realizadas e está baseada em indicadores, alimentados pelos sistemas de informação. A comunicação é pensada de forma centralizada no nível federal, com produção de materiais e publicações que seguem um fluxo verticalizado na distribuição para núcleos estaduais/municipais, com forte influência de campanhas publicitárias. A pesquisa busca refletir sobre as estratégias de comunicação e informação propostas pelo Programa. São levantadas questões e contradições entre os objetivos propostos e os modelos hegemônicos vigentes com características centralizadoras e unidirecionais. Tendo a integralidade em saúde como referência conceitual, parte do cuidado como valor, uma categoria que enfatiza o diálogo, a reflexão crítica e responsável sobre questões de saúde-doença e centra o olhar nos usuários em suas redes sociais. Propõe repensar a avaliação da política pública ao incluir no planejamento das ações múltiplas vozes presentes no cotidiano dos serviços de saúde.

Palavras-chave: Comunicação e saúde; Informação; Integralidade em saúde; Câncer de colo de útero; Políticas públicas.


Palavras-chave


Comunicação e saúde; Informação; Integralidade em saúde; Câncer de colo de útero; Políticas públicas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v6i4.708

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil