A ontologia do sangue: uma iniciativa para representação e organização do conhecimento sobre Hematologia e Hemoterapia

Autores

  • Mauricio Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anna Barbara de Freitas Carneiro Proietti Fundação Hemominas.
  • Kátia Cardoso Coelho Fundação Hemominas.
  • André Queiroz Andrade Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.703

Palavras-chave:

Hematologia, Hemoterapia, Informática médica, Classificação, Recuperação da informação

Resumo

Background: O crescente volume de dados produzido em medicina tem tornado claras as limitações de sistemas de classificação médicos para a recuperação da informação. Apesar da variedade de terminologias, tesauros e glossários disponíveis na biomedicina, observa-se a inexistência de iniciativas dedicadas à hematologia. Objetivo: o objetivo do presente trabalho é descrever a pesquisa em andamento para desenvolvimento de vocabulários formais sobre hematologia e hemoterapia. Apresenta-se a Blood Ontology (BLO), um conjunto de recursos que abrange conhecimento sobre sangue humano e práticas clinicas relacionadas. Métodos: a BLO foi desenvolvida de acordo com as melhores práticas de organização da informação biomédica, e se fundamenta nos seguintes pressupostos: alinhamento com iniciativas internacionais, reuso de informações, aquisição de conhecimento com especialistas, princípios ontológicos para descrever entidades das ciências naturais, rigor adequado ao processamento automático. Resultados: a BLO é uma iniciativa de longo prazo e se encontra na fase de aquisição de conhecimento. Resultados parciais já permitem consultar a organização preliminar de termos alinhada com iniciativas internacionais e fundamentada no conhecimento de grupo de pesquisa da hematologia. Discussão: esquemas de classificação tradicionais não proporcionam organização do conhecimento adequada para uso por sistemas automáticos. Conclusão: a BLO facilita a recuperação, o uso e análise de dados sobre o sangue, bem como a integração com outras área de pesquisa médica.

Palavras-chave: Hematologia; Hemoterapia; Informática médica; Classificação, Recuperação da informação.

Biografia do Autor

Mauricio Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto, Depto de Teoria e Gestão da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Anna Barbara de Freitas Carneiro Proietti, Fundação Hemominas.

Fundação Hemominas. Pesquisadora da Fundação Hemominas.

Kátia Cardoso Coelho, Fundação Hemominas.

Fundação Hemominas. Mestre em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais.

André Queiroz Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais.

Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Como Citar

Almeida, M. B., Proietti, A. B. de F. C., Coelho, K. C., & Andrade, A. Q. (2013). A ontologia do sangue: uma iniciativa para representação e organização do conhecimento sobre Hematologia e Hemoterapia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.703

Edição

Seção

Pesquisas em andamento