Ambiente regulatório de infraestrutura de informações para o acesso à informação científica: apontamentos acerca da distribuição de informação na sociedade da aprendizagem

Autores

  • Jônatas Souza de Abreu Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Unidade de Informação e Pesquisa. Campina Grande, Brasil
  • Renato Fernandes Correia Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação. Recife, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.685

Palavras-chave:

Sociedade da aprendizagem, Acesso à informação, Infraestrutura global de informação, Sociedade da informação, Políticas de informação

Resumo

Este artigo trata do debate acerca do acesso à informação cientifica no âmbito da sociedade da aprendizagem, questionando o seu papel ideológico, bem como a sua filosofia política, especialmente no que tange ao acesso à informação acadêmica. Constrói um panorama político econômico do desenvolvimento da ideia da sociedade da informação no Brasil, a partir da leitura conjuntural da proposta de uma global information infrastructure, na década de 1990, passando pelos esforços brasileiros de inserção em tal infraestrutura e construção de uma estrutura de rede. Tece críticas ao processo de promoção da sociedade da informação até a evolução conceitual à sociedade da aprendizagem, contrapondo-se ao modelo vigente e propondo um novo viés de análise para a questão da competência informacional e do processo de “aprender a aprender”. Finaliza expondo novas questões possíveis relativas ao tema, abarcando, inclusive, a questão da regulação do ambiente de rede e a necessidade de promoção real do acesso livre à informação científica.

 

Biografia do Autor

Jônatas Souza de Abreu, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Unidade de Informação e Pesquisa. Campina Grande, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é bibliotecário-mestre da Universidade Federal de Campina Grande, professor-titular da União de Ensino Superior de Campina Grande (PB), atuando principalmente nos seguintes temas: memória, web 2.0, redes sociais, gestão da informação e internet.

 

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Como Citar

Abreu, J. S. de, & Correia, R. F. (2015). Ambiente regulatório de infraestrutura de informações para o acesso à informação científica: apontamentos acerca da distribuição de informação na sociedade da aprendizagem. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.685

Edição

Seção

Ensaios