Competência em Informação: o conceito revelado em estudos da área da saúde

Autores

  • Beatriz Rodrigues Lopes Vincent Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil
  • Martha Silvia Martinez Silveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil
  • Maurício Roberto Motta Pinto da Luz Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Luiz Antonio Bastos Camacho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.681

Palavras-chave:

Competência em informação, Formação do conceito, Ciências da saúde, Classificação, Questionários

Resumo

O conceito de “information literacy” (IL), competência em informação (CI), vem sendo modificado desde o seu surgimento em 1974. O objetivo deste artigo é analisar o uso desse conceito nos estudos da área da saúde. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica na Medline/PubMed nos anos 1998-2010. Buscou-se o seu emprego e/ou seus aspectos nos textos e questionários dos estudos selecionados. Entre os resultados obtidos, foi possível observar que, em 26 estudos, quatro empregaram a expressão IL e 22 usaram outros termos. Os estudos mais alinhados com esse conceito contaram com bibliotecários como autores ou colaboradores. Embora a expressão IL tenha sido empregada somente em quatro trabalhos, nos outros 22 a intenção de se investigar a CI estava implícita. Como a base Medline é voltado para a área da saúde, acreditamos ser possível que os autores que optaram por não usar a expressão tivessem em vista o contexto da publicação, ou então desconhecessem o conceito teórico. Sua incorporação, entretanto, é realidade nas áreas das ciências da saúde.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Lopes Vincent, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Concluiu cursos de Programação (1987) e Análise de Sistemas (1989) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Aperfeiçoamento em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Saúde Pública, ENSP-FIOCRUZ, defendido em dezembro de 2011. Profa. Adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES-UERJ) a partir de Agosto de 2012. Analista de Sistemas da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) desde 1997 e atualmente lotada na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública. Possui particular interesse pela pesquisa e ensino no tema da Competência em Informação. Autora de livro, capítulo de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais.

 

Martha Silvia Martinez Silveira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil

Maurício Roberto Motta Pinto da Luz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, Brasil.

Maurício é Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). É pesquisador adjunto (desde 2006) e chefia do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Foi professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (de 1996 a 2008). Atuou entre 2008 e 2009 como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz(Nível 5 - CAPES). Foi coordenador de Extensão em Biologia (200 a 2002) e de Biologia do Pré-Vestibular Social (2002-2014),ambos da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro . Tem experiência nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. É torcedor fervoroso do Clube de Regatas do Flamengo.

 

Luiz Antonio Bastos Camacho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1988) e doutorado em Saúde Pública - Johns Hopkins University (1994). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças imunopreveníveis, epidemiologia clínica e aplicada à avaliação de programas de saúde.

 

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Como Citar

Vincent, B. R. L., Silveira, M. S. M., Luz, M. R. M. P. da, & Camacho, L. A. B. (2015). Competência em Informação: o conceito revelado em estudos da área da saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.681

Edição

Seção

Artigos de revisão