Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas

Carla Moura Lima, Eduardo Stotz

Resumo


O presente texto analisa estudos sobre Religiosidade Popular e Saúde realizados no interior da linha de pesquisa Educação, Saúde e Cidadania, cadastrada como grupo de pesquisa no CNPq. A metodologia empregada no atual trabalho utiliza elementos da revisão sistemática. Foram selecionadas duas experiências consideradas relevantes na trajetória do estudo da Religiosidade Popular, na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Uma constatação comum a esses estudos é a de que a população, mesmo por meio da adesão religiosa, acessa e elabora dimensões do viver em localidades pobres sob o domínio de grupos violentos, aumentando sua resistência às adversidades, às iniquidades sociais e trazendo mais sentido e contentamento à vida.

 

 

 


Palavras-chave


religiosidade popular; educação popular; educação popular e saúde; apoio social; sofrimento difuso

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DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v4i3.666

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e-ISSN 1981-6278 

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