Suicídio na literatura religiosa: o kardecismo como fonte bibliográfica privilegiada

Autores

  • Mariana Bteshe Fiocruz
  • Veronica Miranda de Oliveira Fiocruz
  • Tatiana Clébicar Fiocruz
  • Carlos Estellita-Lins Fiocruz
  • Isabel Salles Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.662

Palavras-chave:

suicídio, religião, espiritismo, kardecismo, literatura cinzenta

Resumo

Durkheim foi quem primeiro observou o impacto da religião sobre taxas de suicídio. Estudos migraram do campo das ciências sociais para o da medicina. Este trabalho aborda a existência de considerável literatura religiosa cinzenta de orientação espírita sobre o suicídio, com especial destaque para a prevenção. Realizamos um inventário bibliográfico sobre a temática do suicídio e sua relação com a religião, etnografia e netnografia. Esta investigação considerou especialmente a literatura cinzenta, na produção cultural escrita ou midiática realizada no Brasil. Observamos que a produção bibliográfica de orientação espírita em setores de literatura cinzenta supera o de outras religiões. Considerando religião e fé como fatores de proteção para o suicídio, o estudo levanta hipóteses para essa predominância: aspectos inerentes à cosmologia kardecista, problemas inerentes à teologia católica, caráter peculiar da psicografia espírita e papel das publicações cinzentas na religiosidade. O kardecismo exerce papel privilegiado na transmissão de informação sobre o suicídio. Estratégias de promoção de saúde devem levar esse aspecto em conta, considerando a necessidade de formação de rede social de cuidados em atenção primária.

Biografia do Autor

Mariana Bteshe, Fiocruz

Psicóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – PPGICS/Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

Veronica Miranda de Oliveira, Fiocruz

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, PPGICS/Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Tatiana Clébicar, Fiocruz

Jornalista, colaboradora do Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio - Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Carlos Estellita-Lins, Fiocruz

 Psiquiatra, psicanalista e professor, coordenador do Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Isabel Salles, Fiocruz

Estudante de psicologia, bolsista Pibic - Icict/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

Como Citar

Bteshe, M., Oliveira, V. M. de, Clébicar, T., Estellita-Lins, C., & Salles, I. (2015). Suicídio na literatura religiosa: o kardecismo como fonte bibliográfica privilegiada. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.662