Saúde, comunicação e religiosidade: algumas explorações sobre a sua relação com a morte e com a sexualidade

Autores

  • Fernando Lefèvre Universidade de São Paulo
  • Eliane Brígida Morais Falcão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Cavalcanti Lefèvre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo- IPDSC
  • Sandra Dircinha Teixeira de Araújo Universidade de São Paulo
  • Antonio de Pádua Passos de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.660

Palavras-chave:

religiosidade, saúde, morte, medicina, pílula do dia seguinte

Resumo

Apresentam-se aqui dois trabalhos resultantes de pesquisas empíricas nas quais foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e cujos conteúdos envolvem a temática da religiosidade no campo da saúde, abarcando os subtemas da representação da morte em contextos hospitalares e do uso da pílula do dia seguinte. Em relação ao tema da morte foram estudados, em um hospital universitário de grande porte do Rio de Janeiro, estudantes e docentes de medicina; no que toca ao tema de pílula do dia seguinte os estudados foram jovens de 13 a 20 anos de ambos os sexos e profissionais de saúde, ambos da zona sul do município de São Paulo. Sem que se possa generalizar os achados, os dados das pesquisas revelam processos dinâmicos em curso no modo como se entende (ou se deveria entender) aquelas regiões do viver humano – como a morte e os valores morais – que não são facilmente enquadráveis a partir de uma perspectiva estritamente científico-tecnológica.

Biografia do Autor

Fernando Lefèvre, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Saúde Pública,
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Eliane Brígida Morais Falcão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisadora do Observatório da Laicidade do Estado (OLÉ) /UFRJ.

Ana Maria Cavalcanti Lefèvre, Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo- IPDSC

Doutora em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública, Universidade São Paulo e diretora do Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo- IPDSC, São Paulo, Brasil.

Sandra Dircinha Teixeira de Araújo, Universidade de São Paulo

Doutora em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública, Universidade São Paulo e pesquisadora do Nevas, São Paulo, Brasil.

 

 

Antonio de Pádua Passos de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes, Brasil.

Como Citar

Lefèvre, F., Falcão, E. B. M., Lefèvre, A. M. C., Araújo, S. D. T. de, & Freitas, A. de P. P. de. (2015). Saúde, comunicação e religiosidade: algumas explorações sobre a sua relação com a morte e com a sexualidade. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.660