A associação entre vida religiosa e saúde: uma breve revisão de estudos quantitativos

Autores

  • Eymard Mourão Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.659

Palavras-chave:

epidemiologia da religião, espiritualidade e saúde, vida religiosa e saúde, promoção da

Resumo

Desde os primórdios da formação da sociedade humana, o trabalho em saúde voltado para a cura e a prevenção das doenças tem se organizado estreitamente ligado às práticas religiosas. Com o advento da modernidade e o surgimento da medicina científica buscou-se orientar e explicar o processo de adoecimento e cura de forma desvinculada da religião. No entanto, a partir do final do século XX, o tema da correlação entre vida religiosa e espiritualidade com os níveis de saúde da população passou a merecer amplo interesse de pesquisadores de várias instituições acadêmicas. Com o aparecimento, principalmente nos Estados Unidos, de vários estudos médicos quantitativos que pesquisaram a associação entre vida religiosa e as condições de saúde e recuperação de doenças, este tema passou a merecer o reconhecimento de setores acadêmicos importantes das ciências da saúde. Estes estudos quantitativos, realizados a partir de métodos epidemiológicos, foram importantes para dar legitimidade aos estudos qualitativos que também se expandiram. Este estudo busca fazer uma revisão destes estudos na literatura internacional.

Biografia do Autor

Eymard Mourão Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba.

Médico, mestre em Educação e doutor em Saúde Pública e em Medicina Tropical, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Extensão, Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Como Citar

Vasconcelos, E. M. (2015). A associação entre vida religiosa e saúde: uma breve revisão de estudos quantitativos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i3.659