As iniciativas da sociedade civil para dar rumo democrático às políticas de comunicação no Brasil: Como os processos da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e da construção de indicadores do direito à comunicação se articulam para definir novas

Autores

  • Bia Barbosa Coletivo Brasil de Comunicação Social
  • João Brant Coletivo Brasil de Comunicação Social.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.645

Palavras-chave:

direito à comunicação, Confecom, participação, indicadores, sociedade civil

Resumo

Embora o Brasil assista, há décadas, a um crônico déficit democrático em seu setor de comunicação, as políticas do país para essa área seguem sem apontar para a transformação desse quadro. Frente a essa realidade, a sociedade civil tem se movimentado para dar corpo a iniciativas que não sejam simples campanhas pontuais, mas que proporcionem espaço para passos mais largos rumo a referentes democráticos. Entre elas, destacam-se a Conferência Nacional de Comunicação e as propostas de indicadores do desenvolvimento da mídia e do direito à comunicação, além do marco deste direito como referencial organizativo das políticas públicas e da regulamentação do setor. O prosseguimento dessas iniciativas poderá ajudar a estabelecer rumos claros não só para o movimento social atuante na comunicação, como para as políticas democráticas a serem adotadas pelo Executivo e pelo Legislativo. Com instrumentos claros de diagnóstico e avaliação, marcos normativos consistentes e espaços permanentes de prognóstico e proposição, cria-se um ambiente mais propício à mobilização para o desenvolvimento de políticas democráticas de comunicação.

Biografia do Autor

Bia Barbosa, Coletivo Brasil de Comunicação Social

Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP e especialista em direitos humanos pela Faculdade de Direito da mesma universidade. Empreendedora social da Ashoka e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

João Brant, Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Radialista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP, com mestrado em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics and Political Science. Integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Downloads

Como Citar

Barbosa, B., & Brant, J. (2010). As iniciativas da sociedade civil para dar rumo democrático às políticas de comunicação no Brasil: Como os processos da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e da construção de indicadores do direito à comunicação se articulam para definir novas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.645