Comunicação pública e o sistema de interação midiático: vozes do envelhecimento e a participação cidadã do idoso.

Autores

  • Denise Regina Stacheski Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, PR, BraSIL.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.587

Palavras-chave:

Capital social de idosos, Comunicação pública, Envelhecimento, Redes sociais digitais, Tecnologias de informação.

Resumo

Este trabalho vincula-se à tese em desenvolvimento pelo Programa de Doutorado emComunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, com estágio doutoral naUniversidade Nova de Lisboa, financiado pela CAPES – por meio do PDSE – Programa deDoutorado Sanduíche no Exterior – no período de 2011 a 2013. Objetiva, além de debatervozes sociais do envelhecimento nos diálogos da comunicação pública brasileira, por meio dosistema de interação midiático (do impresso ao digital), verificar potencialidades das redessociais digitais como ativadoras da participação cidadã do idoso. Dentre os autores utilizadospara fundamentar a temática abordada estão Matos (2009, 2010, 2011) e Duarte (2009). Ahipótese principal é que o processo comunicativo entre a comunicação pública e a populaçãoidosa brasileira - que se constitui, nas exposições midiáticas atuais, principalmente a partir davitimização social do idoso - possa ser mais bem qualificado nas interações das redes sociaisdigitais, possibilitando, assim, maior engajamento nas questões públicas e a potencialização deseu capital social.

Biografia do Autor

Denise Regina Stacheski, Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, PR, BraSIL.

Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). BolsistaCAPES - Programa PDSE - Doutorado Sanduíche - Universidade Nova de Lisboa. Mestre emComunicação e Linguagens pela UTP (2004), Especialista em Gestão de Recursos Humanospela FESP/PR (1999) e Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UniversidadeFederal do Paraná (1998).

Downloads

Como Citar

Stacheski, D. R. (2013). Comunicação pública e o sistema de interação midiático: vozes do envelhecimento e a participação cidadã do idoso. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.587

Edição

Seção

Pesquisas em andamento