Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária

Autores

  • Leonardo Silva Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cícera Henrique da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583

Palavras-chave:

Inovação em saúde, Prospecção tecnológica, Recuperação da informação, Estratégia de busca, Patente.

Resumo

A questão norteadora do resultado de pesquisa aqui apresentado é a elaboração de uma estratégia de busca de informação em documentos de patente. Mais especificamente, o artigoapresenta uma avaliação do uso das linguagens, da truncagem e localização dos termosselecionados. A estratégia de busca foi elaborada na base de patentesDerwent InnovationsIndex, interface disponível no Portal de Periódicos da Capes, pelo cruzamento de conceitos demalária com o diagnóstico associados à Classificação Internacional de Patentes (CIP) noperíodo entre 2005 e 2009 e o resultado foi analisado com software de mineração de texto. Odiagnóstico da maláriaé justificado pela importância da doença em nível mundial,considerando que um diagnóstico preciso influencia no tratamento mais adequado e podeacarretar reduções nos custos das despesas de saúde. Os resultados revelaram queabuscapor termos apenas no título limita o retorno dos resultados, já que a maior parte dos conceitosfoi encontrada no resumo. O uso da linguagem natural e controlada na mesma estratégia debusca é fundamental para se obter retorno mais preciso da informação. A truncagem éimportante na estratégia de busca; é necessário, porém, conhecimento das combinações dostermos para que não sejam recuperadas informações irrelevantes.

Biografia do Autor

Leonardo Silva Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possuiespecialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e Mestrado em Ciências,ambos pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde(Icict/Fiocruz). Trabalha na área de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec).

Cícera Henrique da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UniRio, mestre em Ciência da Informaçãopela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de InformaçãoCientífica e Tecnológica e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pelaUniversité d'Aix-Marseille III. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação emInformação e Comunicação em Saúde – PPGICS e pesquisadora em saúde pública doLaboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict/Fiocruz.

Downloads

Como Citar

Leite, L. S., & Silva, C. H. da. (2013). Otimização de expressão para busca de patentes: estudo de caso sobre diagnóstico de malária. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.583

Edição

Seção

Artigos originais