Os estágios de vivência no Sistema Único de Saúde do Brasil: caracterizando a participação estudantil

Autores

  • Odete Messa Torres Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre Profissional em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.571

Palavras-chave:

Estágios e Vivências, Trabalhadores de Saúde, Movimento Estudantil,

Resumo

Este texto se propõe a recuperar a trajetória de processos que levaram à construção de estágios de vivência pelo movimento estudantil, conformados no período anterior ao Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no Brasil (VER-SUS/Brasil). Nessa perspectiva, busca-se resgatar o processo político e sua importância para a reformulação do ensino das profissões de saúde. Reporta-se ao processo constitutivo dos estágios de vivência do movimento estudantil para compreender o contexto de implementação do VER-SUS/Brasil como política do Governo Federal, proposto pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com as Executivas Nacionais de Estudantes dos Cursos da Área da Saúde, no período de 2003-2005. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, com uso de pesquisa documental e entrevistas. Os dados obtidos foram analisados segundo os passos interpretativos da Análise de Conteúdo: ordenação e organização horizontal dos dados; classificação e apreensão das idéias centrais; análise e interpretação dos achados. Os resultados destacam a caracterização dos estágios de vivência como formação política e a ressignificação dos cenários de ensino-aprendizagem como cenários de prática profissional. As considerações apontam para um recente planejamento de ações, com adesão instigante à manutenção ou maior institucionalização.

Downloads

Como Citar

Torres, O. M. (2013). Os estágios de vivência no Sistema Único de Saúde do Brasil: caracterizando a participação estudantil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.571