Acesso à informação, equidade em saúde e conhecimento leigo na atenção oncológica

Autores

  • Valeria Hartt Onconews, São Paulo, Brasil.
  • Maria Cristina Soares Guimarães Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICTS/Icict), Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.557

Palavras-chave:

Acesso à informação, TICs, Equidade em saúde, Advocacy, Conhecimento leigo, Atenção oncológica, Determinantes Sociais da Saúde.

Resumo

Com o objetivo de somar contribuição à ideia de equidade em saúde busca-se um olhar cuidadoso sobre a concepção de acesso à informação, com suas fronteiras e limites, para concebê-la no contexto dos Determinantes Sociais da Saúde e em sua interlocução com políticas públicas. É através dessas lentes que o presente texto se volta às práticas de ativismo das organizações de pacientes na esfera da oncologia, impactadas por novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), para trazer o conhecimento leigo como forma de expressão da “produção social do conhecimento científico” na moldura do século XXI.

Biografia do Autor

Valeria Hartt, Onconews, São Paulo, Brasil.

Linkedin

Facebook

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Maria Cristina Soares Guimarães, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICTS/Icict), Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológico e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica. Atualmente é servidora da Fundação Oswaldo Cruz, onde atua como pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict.

Downloads

Como Citar

Hartt, V., & Guimarães, M. C. S. (2013). Acesso à informação, equidade em saúde e conhecimento leigo na atenção oncológica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.557

Edição

Seção

Artigos originais