A educação online e os desafios à qualificação profissional em saúde

Autores

  • Josué Laguardia Fundação Oswaldo Cruz; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rio de Janeiro
  • Angela Casanova Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i5.553

Palavras-chave:

educação on-line, tecnologias educativas, qualificação profissional em saúde

Resumo

A disseminação dos recursos da web como ferramentas cognitivas na educação à distância têm fomentado a discussão acerca dos aspectos pedagógicos que sustentam as propostas educativas em ambientes virtuais, implicando em desafios a serem enfrentados pelos diversos atores inseridos nos novos contextos de aprendizagem on-line no âmbito da saúde. Tomando como pressupostos que a implementação e apropriação das tecnologias de informação e comunicação dependem da interrelação entre as características individuais, sociais e organizacionais, buscou-se nesse trabalho discutir alguns desafios pedagógicos subjacentes à concepção de ambientes virtuais de aprendizagem, bem como as especificidades de seus atores imersos em um processo interativo e interacional, apontando alguns fatores que influenciariam o sucesso das experiências de educação on-line para profissionais de saúde.

Como Citar

Laguardia, J., & Casanova, A. (2010). A educação online e os desafios à qualificação profissional em saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(5). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i5.553

Edição

Seção

Artigos originais