Relato de experiência docente na disciplina de Saúde Bucal em um curso de especialização a distância para equipes de saúde da família

Kátia Mendes de Souza, Rodolfo de Almeida Lima Castro, Gabriela Silva dos Santos, Maria Rita de Cassia Macedo, Maria Silvia Nacao

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência docente dos coordenadores e de três tutores da disciplina de Saúde Bucal de um curso de especialização a distância para equipes da Estratégia de Saúde da Família e sua percepção sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento da disciplina, a partir da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso junto aos participantes. Destaca-se, como conclusão deste estudo, que o desenvolvimento da disciplina de Saúde Bucal oportunizou a reflexão dos dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, por trabalharem com um conceito ampliado de saúde, e contribuiu para oplanejamento das ações destes profissionais no território. Neste sentido, a formação, facilitada pela plataforma virtual de aprendizagem, correspondeu à ideia de que o objetivo da ação educativa deveria estar voltado para a criação de um espaço de diálogo entre educadores e educandos, integrando demandas e conhecimentos de diferentes sujeitos para a elaboração de conceitos coletivos, num processo de construção compartilhada do conhecimento.

 


Palavras-chave


Saúde da Família; Saúde Bucal; Educação a Distância; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Sistema Único de Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.551

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e-ISSN 1981-6278 

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