Sistema de Avaliação para a Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS)

Afonso Teixeira dos Reis, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Paulo Eduardo Sellera

Resumo


Ações e iniciativas de monitoramento e avaliação acompanham o desenvolvimento dos sistemas de saúde. O estágio atual de reconhecimento da complexidade da gestão de sistemas e serviços, em particular no caso brasileiro, devido à abrangência, ao volume de serviços e procedimentos e às características das disposições legais relativamente à organização, mostra a necessidade de uma política e de um sistema de monitoramento e avaliação. Em decorrência dessa necessidade, o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, vem sistematizando e apresenta a proposta de um “Sistema de Avaliação para a Qualificação do SUS”. O sistema de avaliação do SUS se constitui por um conjunto de programas de avaliação, relativamente independentes, mas relacionados, concatenados e complementares entre si, de modo a formarem um complexo que vise produzir, por meio de avaliações, um conjunto de informações necessárias e estratégicas ao desenvolvimento e qualificação do SUS, quanto ao cumprimento de seus princípios e diretrizes. A apresentação e análise descritiva apresentadas neste artigo incluem os seguintes componentes: o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde – IDSUS; o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS); a Pesquisas nacionais de avaliação do acesso e de satisfação dos usuários; e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). As iniciativas apresentadas pretendem sinergia entre si e a melhoria da capacidade de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave: monitoramento e avaliação em saúde, gestão do sistema único de saúde, gestão de ações e serviços de saúde, ministério da saúde do brasil.


Palavras-chave


monitoramento e avaliação em saúde; gestão do sistema único de saúde; gestão de ações e serviços de saúde; ministério da saúde do brasil;

Texto completo:

PDF PDF EN (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v6i2.543

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil