Potencialidades da Educação em Saúde Baseada em Realidade Virtual

Autores

  • Paulo Vinícius de Farias Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
  • Liliane dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.
  • Renata Olívia Gadelha Romero Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.540

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Educação em Saúde, Sistemas de Informação, Ambientes Virtuais, Simuladores.

Resumo

A Realidade Virtual tem como ideia principal o uso de ambientes tridimensionais nos quais os usuários podem explorar e interagir sentindo-se imersos em simulações realistas. Sistemas de RV são caracterizados principalmente pelo elevado grau de realismo que oferecem ao simular experiências do mundo real ou mesmo situações fictícias. A Medicina e a área da saúde estão sendo beneficiadas com o advento da RV, especialmente pelos Ambientes Virtuais Colaborativos, que são voltados ao ensino e treinamento de procedimentos diversos, possibilitando a educação a distância e práticas colaborativas entre usuários remotos. No contexto da educação em saúde, esses sistemas apresentam algumas vantagens em relação aos métodos tradicionais de ensino, tais como: a redução de custo na formação de estudantes, a redução do uso de cobaias e peças anatômicas em práticas de laboratório, e a possibilidade de um ensino mais interativo. Portanto, o objetivo do presente estudo é apresentar e discutiros trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, de modo a evidenciar os desafios ainda presentes relacionados ao uso da Realidade Virtual para o ensino na área de saúde.

 

Biografia do Autor

Paulo Vinícius de Farias Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Possui graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE).

Liliane dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Atua junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística (LabTEVE) da UFPB.

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Enfermeiro. Administrador. Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Clinica e do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde (GEPAIE).

Renata Olívia Gadelha Romero, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Enfermeira especialista em Avaliação em Saúde pela Ensp/Fiocruz e em Epidemiologia pelo IPTSP/UFG. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPB.

Downloads

Como Citar

Paiva, P. V. de F., Machado, L. dos S., Santos, S. R. dos, & Romero, R. O. G. (2013). Potencialidades da Educação em Saúde Baseada em Realidade Virtual. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.540

Edição

Seção

Artigos originais